Para funcionar, o antibiótico entra na circulação sanguínea. Sim, é o sangue que transporta o medicamento até o local afetado para que ele comece a combater ou neutralizar a ação do micro-organismo que provocou a doença. O antibiótico destrói a estrutura das bactérias, impedindo sua multiplicação.
Os antibióticos atacam as bactérias infecciosas presentes no nosso corpo, destruindo a parede celular bacteriana. Eles têm ação direta nesses organismos, alterando a sua estrutura ou a capacidade de se dividirem. Porém, esse não é o único mecanismo de ação desses medicamentos.
Quando toma um antibiótico, este entra na corrente sanguínea, circula pelo seu corpo e ataca a parede, a membrana celular ou outros constituintes das bactérias, necessários para a sua sobrevivência e reprodução. Podem ter dois tipos de ação: Bactericida – Quando matam as bactérias.
Os antibióticos são medicamentos de origem natural ou sintética que inibem o crescimento ou causam a morte de bactérias. Os antibióticos podem ser definidos como compostos naturais — quando produzidos por fungos ou bactérias — ou sintéticos capazes de interferir no crescimento bacteriano ou causar a morte desses seres.
Segundo a OMS, o uso inadequado de antibióticos faz com que as bactérias se alterem, tornando-se resistentes a medicamentos. Infecções como pneumonia, tuberculose e gonorreia, estão se tornando cada vez mais difíceis e, às vezes, impossíveis de tratar.
A penicilina foi o primeiro antibiótico usado com sucesso no tratamento de infecções causadas por bactérias. A palavra antibiótico vem do grego e significa contra a vida – não contra a nossa vida, mas contra a vida das bactérias, é claro.
O uso indiscriminado de antibióticos pode alterar a resistência das bactérias que causam doenças e tornar o medicamento ineficaz no seu combate. Além de dificultar o tratamento, isso também pode afetar outras bactérias que ajudam o nosso organismo a funcionar corretamente.
A vantagem de utilizar esse tipo de Antibiótico é que ele possui um poder de fogo menor contra as bactérias comensais e saprófitas (elas são protetoras ou inofensivas do organismo). If playback doesn't begin shortly, try restarting your device.
O nosso organismo pode não ter uma resposta rápida o suficiente, e com isso deixa que as bactérias se reproduzam. A função do antibiótico é agir exatamente impedindo que essa reprodução aconteça através da provocação da morte das bactérias que estão no organismo.
O pesquisador descobriu o antibiótico ao verificar que algumas de suas culturas de bactéria, após alguns dias sem os cuidados necessários, estavam contaminadas por um tipo de fungo que apresentava uma certa capacidade de impedir o crescimento bacteriano.
Por outro lado, diferentes antibióticos funcionam contra diferentes tipos de bactérias. Os antibióticos que têm ação numa ampla gama de bactérias são chamados antibióticos de espectro de ação alargado (por exemplo, amoxicilina e gentamicina).
Qual a importância da estrutura salarial?
Quais são as desvantagens dos produtos biodegradáveis?
Qual a cor que representa saúde para o ano novo?
Como funciona o efeito suspensivo da multa?
Em que ano Lewandowski foi melhor do mundo?
Quais são as razões para urbanização das cidades?
O que questionava o humanismo?
Qual a energia do quartzo verde?
O que comer no café da manhã fitness?
Pode colocar o peixe betta no sol?
Como saber se uma pessoa é controladora?
Quanto de upload tem 100 mega?
Como desbloquear conta no PicPay?
Como calcular o tempo de aquecimento de uma piscina?
Em qual grupo de vertebrados pertence a baleia?