O medidor de energia bidirecional é um componente do sistema fotovoltaico que tem a função de medir o consumo de energia elétrica. Ele funciona, basicamente, registrando a energia consumida da concessionária (chamada de direta), e registrando a energia injetada na rede da concessionária (chamada de reversa).
Primeiramente, deve-se notar que o medidor bidirecional apresenta duas medições: a de energia consumida (normalmente identificada pelo código 003) e a energia injetada (normalmente identificada pelo código 103). Na figura ao lado, por exemplo, foram consumidos 655 kWh e injetados 827 kWh.
Para evitar confusão, basta observar os valores referente aos dois códigos que ele apresenta. Apesar de ser possível que mudem dependendo da empresa distribuidora de energia, geralmente os códigos são: 003: representa a energia que foi consumida pelo imóvel; 103: indica a energia que injetada.
- Funciona igual ao medidor da Concessionária de Energia; - Ao ligar o medidor, o mesmo fica alternando a medição entre o consumo Kw/H e o teste de display 8888( função necessária para verificar se todos os segmentos do display estão funcionando; - Este medidor NÃO FUNCIONA EM REDES COM 2 FASES.
Ficha Técnica
Características Técnicas | |
---|---|
Consumo Circuito de Potencial | 120V: |
O modelo mais antigo, conhecido como medidor de ponteiros, é composto por quatro “reloginhos” que juntos representam os números do consumo. A leitura é feita da direita para a esquerda. O primeiro reloginho indica a unidade, o segundo a dezena, o terceiro a centena e o quarto, o milhar.
Como eu faço a auto leitura?
Ao contrário do medidor convencional, conhecido também como relógio, o medidor bidirecional mede não só a energia consumida por uma instalação, mas também mede a quantidade de energia injetada na rede elétrica.
Contudo, muitos clientes de energia solar tem dúvidas sobre a leitura do medidor bidirecional após a instalação do sistema. Primeiramente, deve-se notar que o medidor bidirecional apresenta duas medições: a de energia consumida (normalmente identificada pelo código 003) e a energia injetada (normalmente identificada pelo código 103).
O grande objetivo de quem usa a energia solar é reduzir a conta de energia elétrica tradicional. Veja agora como fica a sua conta de luz após a instalação do medidor bidirecional. A primeira mudança identificada é que a sua conta de luz trará dados diferentes daqueles que você costumava receber.
O medidor de energia padrão no Brasil é o unidirecional, equipamento utilizado somente para aferir a quantia de energia que sai da rede elétrica e é injetada na residência. Entretanto, ao adquirir um sistema de energia solar, ele passa a não ser suficiente – e é aí que surge um equipamento chamado de medidor bidirecional.
Quanto é a anuidade da OAB AL?
Como é feita a aferição de hidrômetro?
Qual a diferença entre tinta óleo e acrílica?
O que é um método de observação?
Porque devemos cuidar da alimentação desde os primeiros dias de vida?
Qual alíquota de ISS para representante comercial?
O que é um seminário e como Realizá-lo?
Quantas horas um Vigilante de banco trabalha por dia?
Qual a relação da matemática com a engenharia?
Qual é a taxa de expansão do universo?
Como tratar inflamação na uretra masculina?
Quais são os efeitos crônicos que o exercício resistido gera em pacientes cardiopatas?
Como saber se seus pais são toxicos?