A educação domiciliar é uma modalidade de ensino em que pais ou tutores responsáveis assumem o papel de professores dos filhos. Assim, o processo de aprendizagem dessas crianças é feito fora de uma escola. ... É mais uma possibilidade de ensino, tendo como premissa a pluralidade pedagógica.”
A regulamentação da educação domiciliar – também chamada de homeschooling –, ganhou força na última semana. Na quinta-feira (27), o Ministério da Educação (MEC) lançou a cartilha “Educação Domiciliar: um direito humano tanto dos pais quanto dos filhos”, que advoga pela necessidade de aprovação da prática no Brasil.
Homeschooling. Foi aprovado nesta quinta-feira, 10, a lei que autoriza os pais à educarem seus filhos em casa, o homeschooling, que nada mais é que uma educação de ensino domiciliar. ... Estamos tratando de pais que não abandonam e portanto não estão no tipo penal.
Qualidade de ensino Contra: No homeschooling, muitas vezes, os pais não têm a formação mínima necessária para dar aulas nem seguem os conteúdos necessários da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o que pode interferir na qualidade do ensino.
Você já ouviu falar em ensino domiciliar? Também conhecido pelo termo em inglês homeschoolling, a modalidade tem como objetivo, segundo seus adeptos, educar as crianças em casa, obedecendo o ritmo e os interesses de cada uma.
Como fazer homeschooling
O ensino doméstico é legalizado em vários países como Estados Unidos, Áustria, Bélgica, Canadá, Austrália, França, Noruega, Portugal, Rússia, Itália e Nova Zelândia e proibido em países como a Alemanha e a Suécia, onde é crime. A maioria dos países exige uma avaliação anual dos alunos que recebem educação domiciliar.
A cartilha contém 20 páginas e define a educação domiciliar como uma modalidade de ensino dirigida pelos próprios pais, com vistas ao pleno desenvolvimento da pessoa, preparo para a vida, exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.
Como fazer homeschooling
O ensino domiciliar é uma prática que permite que famílias ou tutores sejam responsáveis pela docência de crianças e adolescentes.
Com o ensino domiciliar, a criança não frequenta escolhas convencionais, e, assim, todo o aprendizado é adquirido em casa, sob orientação e supervisão dos pais ou de professores particulares. Geralmente o ensino é feito a partir de um currículo preestabelecido e semelhante ao adotado nos colégios, além de cronograma específico.
“Muitas famílias que optam pelo ensino domiciliar vivem, assim, na clandestinidade, pois são perseguidas e processadas pelo Ministério Público”, diz Consuelo. Na parte educacional, de acordo com Consuelo, existe dificuldade no preparo de um currículo a ser seguido, falta disponibilização de orientação e ferramentas para as famílias.
Por outro lado, especialmente pelo fato de não ser uma prática legalizada no Brasil, os pais que optam pelo ensino domiciliar podem passar por algumas dificuldades: Os pais que não matriculam seus filhos na escola estão sujeitos à aplicação do art. 246 do Código Penal, referente ao “abandono intelectual”, conforme destaca Consuelo.
Desta forma, entendo que, se, em algum momento, a família tem melhores condições de educar que o Estado, não pode uma lei infraconstitucional obrigar que o indivíduo tenha uma educação inferior ferindo seu direito inalienável à educação. Cabe assim, aos pais, a escolha da melhor educação a ser dada aos seus filhos”, diz.
Como transformar um arquivo PDF em URL?
Como fazer uma simulação de rota no Waze?
Como jogar Fireboy and Watergirl com amigos?
Como é o pé de alecrim Dourado?
Como fazer planejamento de contas?
Como deixar unhas roídas bonitas?
Como planejar a aposentadoria FGV Online?
Como é que se escreve o nome quadro?
Que roupa usar em bodas de prata?
Como planejar a lista de supermercado?
Como pintar uma parede já pintada?
Qual melhor planilha de gastos?
O que é a fila de reatividade?
Como pintar as unhas rápido e fácil?