O psicólogo realiza entrevistas iniciais para reunir informações sobre a história da criança e para conhecer a dinâmica da família em que a criança está inserida. Depois, o psicólogo tem maiores condições de entender a queixa e avaliar os objetivos do trabalho. As sessões seguintes são realizadas apenas com a criança.
O psicólogo infantil é capacitado para identificar e trabalhar os conflitos psíquicos das crianças através de atividades lúdicas, permitindo que elas ressignifiquem eventos traumatizantes e busquem por melhores alternativas para lidar com esses conflitos.
Segundo Souza e Baptista (2001), o terapeuta deve, logo na primeira sessão, apresentar-se à criança, explicar sobre sua profissão, buscar entender qual a representação que ela tem da terapia, deixar claro quem a contratou e qual a queixa apresentada pelos pais ou responsáveis.
A terapia para crianças precisa ser feita com um terapeuta em quem os pais confiem e com quem a criança se sinta confortável. Durante as sessões, o psicólogo capacitado vai escolher a melhor abordagem com base no problema específico que se pretende trabalhar.
Geralmente, a partir dos três anos de idade e até os oito anos, se forem observados alguns desvios comportamentais nas crianças, deve-se procurar a ajuda psicológica.
Alguns comportamentos indicam que é necessário a ajuda de um psicólogo infantil. Tristeza, prostração, apatia, perda de interesse, agressividade ou choro excessivo, por exemplo, podem ser sinais de que algo não vai bem com seu pequeno ou pequena.
Para além do aspecto diagnóstico, a avaliação psicológica infantil pode ter um papel de prevenção, uma vez que possibilita precocemente a identificação de condições que podem trazer consequências para o desenvolvimento ao longo da vida.
Além disso, crianças vão à terapia quando apresentam dificuldades recorrentes relacionadas a seu desenvolvimento global (principalmente afetivo-cognitivo) que podem interferir na formação de sua personalidade e em sua dinâmica intra e interpessoal.
6 sinais de que é hora de procurar um psicólogo infantil
Os pais se importam com o bem-estar mental de seus filhos e, muitas vezes, consideram pedir orientação de psicólogos para diversas questões. No entanto, a falta de conhecimento sobre como funciona a terapia para crianças ainda gera muitas dúvidas.
A psicoterapia infantil surge como uma solução para ajudar os jovens a lidarem melhor com as pressões externas e com os próprios sentimentos e emoções. Se você percebe que seu filho está estressado a psicoterapia infantil pode ser uma boa alternativa para ele.
O tratamento psicoterápico infantil começa com uma entrevista com os pais ou responsáveis. Nessa conversa inicial é feita uma anamnese minuciosa a fim de coletar dados sobre o histórico da criança. Compreender a dinâmica familiar e a apresentação das principais queixas é o ponto de partida para direcionar condutas mais acertadas.
Com bastante tato e delicadeza, o terapeuta conseguirá, aos poucos, dar nome aos sentimentos da criança e explicar para ela as melhores formas de enfrentar o que tanto a incomoda. No decorrer das consultas, serão criadas possibilidades múltiplas que facilitarão o processo do seu desenvolvimento.
Qual o objetivo do ciclo de Carnot?
Onde deve ser recolhido o ITCD?
Quantas horas de jejum para tomar remédio da tireoide?
Qual a melhor alimentação para quem tem refluxo?
O que quer dizer licenciamento da motocicleta?
É verdade que se estalar os dedos engrossa?
Quanto tempo leva para curar uma miocardite?
Qual a estrutura de uma revisão bibliográfica?
Qual a diferença entre os tipos de extintores de incêndio?
Quanto tempo demorou para construir a ponte Rio-niterói?
Quando vai lançar o novo filme de Dragon Ball no Brasil?
Para que serve cafeína no shampoo?
Qual cor de roupa combina com esmalte azul?
Quais são as economias do Nordeste?
Como permitir acesso remoto ao MySQL?
Quais são as características do direito de ação?
Quanto tempo a gasolina pode ficar no tanque da moto?
Em que consiste a razoável duração do processo a mesma tem previsão constitucional?