Como funciona caução fiança?

Pergunta de Rafaela Eduarda Teixeira Monteiro em 31-05-2022
(21 votos)

O depósito caução ou cheque caução é utilizado para assegurar que uma das partes do contrato (que é dono de um imóvel) não seja prejudicada por falta de pagamento da outra parte (locatário). O seguro caução acontece mediante o pagamento de um valor pré-acordado entre as partes, que é depositado em uma conta bancária.

Qual a diferença de fiança e caução?

Mas qual a diferença entres entre elas? Pode-se afirmar que o seguro fiança é uma modalidade mais ampla e segura, enquanto a caução é extremamente restritiva e ineficaz. Em síntese, a caução, se trata de um depósito em dinheiro, acordado entre inquilino e locador, equivalente a três meses de aluguel.


Quando a caução deve ser devolvida?

Ao final do aluguel, se estiver tudo certo com os pagamentos e o estado do imóvel, o proprietário deve devolver o dinheiro da caução, junto com os rendimentos da poupança. É nesse momento que o proprietário e o inquilino fazem o resgate do dinheiro que está na caderneta de poupança.

Como deve ser feito a caução para aluguel?

A caução é uma forma de garantia que permite ao locador mais segurança na hora de alugar o imóvel. Essa garantia é paga pelo locatário durante o período de contratação do aluguel, ou seja, logo após assinar o contrato e antes de entrar no imóvel.

Como funciona a lei da caução de aluguel?

A lei do inquilinato fala que o valor máximo permitido da caução em dinheiro é de até 3 vezes o valor do aluguel. É importante lembrar que o valor só deve ser depositado após o contrato firmado. A poupança precisa ser conjunta no nome do locador e do locatário.

Caução nos Contratos de Locação


41 curiosidades que você vai gostar

Como funciona a devolução do caução?

A devolução da caução não tem prazo determinado por lei. Entretanto, o valor deve ser restituído logo após checagem do imóvel e a certificação de débitos. Quando o locatário deixar o imóvel, o processo deve ocorrer no menor tempo possível.

Quando o caução não é devolvido?

A não devolução do caução se caracteriza crime de apropriação indébita, pelo fato do proprietário se apropriar desse dinheiro indevidamente.... A primeira medida a ser tomada é notificar o proprietário para que faça a devolução.

Quais as formas de caução?

Os exemplos mais clássicos são: cheque caução, hipoteca, poupança caução e penhor. A garantia fidejussória, por sua vez, é uma garantia pessoal. É uma fiança dada por alguém, que assume o compromisso de cumprir com as obrigações mantidas em contrato.

Quando posso usar o caução do aluguel?

Somente poderá utilizar a caução após a devolução das chaves e avaliação de possíveis débitos do inquilino (locatário), como por exemplo, débito de aluguéis, encargos (IPTU, condomínio, etc) e danos no imóvel. A garantia realizada pela caução em dinheiro está pautada no artigo 38, § 2º da Lei 8.245/91.



Outras questões

Como fazer uma carteirinha no Photoshop?

Como uma pessoa que tem ceratocone vê?

Como configurar LayOut SketchUp?

Como descobrir a senha de um arquivo PST?

Como atua um interruptor em um circuito elétrico?

Como treinar jogadas de xadrez?

Qual a função do PRED Fort?

Como usar o pardal no Destiny 2?

Como uma pessoa sensível consegue viver nessa sociedade?

Como uma pessoa cega surda e muda pensa?

Quando se usa Nevertheless?

Como passar Pix na maquininha rede?

Por que é importante ser responsável?

Quanto tempo leva para ser pai de santo?

Como usar JSON parse?

É possível desenvolver o raciocínio lógico?

O que dizer na hora da reconciliação?

Como foi feito o mapa mundi?

Como se originou a cidade de Roma?

Onde foi criado o primeiro relógio de pulso?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com