Como funciona a tributação nos fundos de investimento?

Pergunta de Henrique Ribeiro de Mota em 31-05-2022
(44 votos)

A tributação para fundos de investimento é o processo de recolhimento de tributos no qual todos investidores, de ativos suscetíveis, são submetidos. O investidor dos fundos de investimento não deve pagar apenas o IR (Imposto de Renda) sobre o investimento, mas também o IOF e o come-cotas para alguns casos.

Como é a tributação dos fundos de investimento?

Assim como várias modalidades de investimentos disponíveis no mercado financeiro, os Fundos de Investimento estão sujeitos à tributação. Os dois principais impostos são o Imposto de Renda (IR) e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Ambos incidem sobre os rendimentos e são recolhidos na fonte.


Como é calculado o IR nos fundos de investimento?

A alíquota de IR que incide sobre os fundos de investimento de longo prazo é de 22,5% sobre o lucro obtido em aplicações de até 180 dias; de 20% em aplicações de 181 a 360 dias; de 17,5% em aplicações de 361 a 720 dias; e de 15% em aplicações acima de 720 dias.

Como são tributados os fundos de ações?

A tributação dos fundos de renda variável

No entanto, diferentemente da maioria dos demais investimentos, cujas alíquotas variam entre 22,5% e 15% de acordo com o prazo decorrido desde a aplicação, aplica-se aos fundos de ações a alíquota de 15%, qualquer que seja o prazo de permanência dos recursos no fundo.

Como funciona a tributação de ações?

Sempre que você realizar vendas de ações cujo volume total supere R$ 20 mil no mês, é necessário recolher o imposto de renda sobre o lucro líquido obtido. No caso de vendas de ações em que o valor financeiro não ultrapasse o total de R$ 20 mil no mês, mesmo havendo resultado positivo, há isenção do imposto.

Aula de Tributação em Fundos de Investimento


22 curiosidades que você vai gostar

Quem recolhe IR nos fundos de investimento em ações?

O recolhimento é feito pela própria corretora de valores onde a operação foi realizada. A alíquota do Imposto de Renda sobre fundo de ações é de 15%, sendo essa porcentagem fixa, independentemente do tempo da aplicação e do valor investido.

Qual o impacto do Imposto de Renda em um fundo de renda fixa?

A quantidade de cotas é diminuída de acordo com o montante a ser pago a título de IR. É como se o investidor realizasse um resgate com o objetivo de pagar o imposto devido; Ao final, o valor das cotas não se altera. O que muda é a quantidade de cotas.

Qual a tributação do fundo exclusivo?

No caso dos fundos exclusivos, os veículos passam a ter tributação como os demais fundos. Hoje, o imposto de renda para esses fundos incide apenas no resgate. Além disso, as empresas offshore localizadas em paraísos fiscais terão seus lucros tributados de acordo com a tabela progressiva do IR.

Como funcionam os fundos exclusivos?

O fundo exclusivo é um fundo de investimento estruturado para apenas um investidor. Ele possui todas as características de um fundo tradicional, mas é destinado para um único cotista. Todo o seu funcionamento gira em torno dos objetivos do investidor em questão.



Outras questões

Como duplicar a imagem para Imprimir?

Quais são as três formas do capital cultural?

Quem foi o presidente que tirou o Brasil da fome?

É necessário combinar o cinto com o sapato?

Quantas pessoas chegam aos 100 anos?

Qual o melhor metal?

Como fazer um livro no Mine?

O que é intrajornada 12x36?

Como contratar um bom seguro de vida?

Qual é um dos objetivos quando se constrói um bom sistema de esgoto sanitário?

Quem é a Vênus?

O que acontece se não tratar a gordura no fígado?

Quanto tempo após cirurgia de varizes posso tomar sol?

Como esquecer alguém que já está com outra?

Qual a validade da receita de amoxicilina?

O que significa general de 3 estrelas?

Qual o melhor consórcio atualmente?

Quais indicadores avaliam os professores da escola?

Estou com feridas nos lábios o que pode ser?

Qual NR garante segurança e a saúde do trabalhador?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com