Números usam o mesmo conceito do 4x4 dos carros, e variam de acordo com a aplicação do veículo. O primeiro algarismo indica o número de rodas e o segundo, quantas têm tração, como ocorre nos veículos e SUVs com tração nas quatro, os 4×4.
Quando um dos conjuntos de rodas desse eixo (direito ou esquerdo) começa a patinar, o diferencial faz o bloqueio transversal, ou seja, ele trava o eixo na mesma posição para que as rodas girem no mesmo ritmo, evitando a perda do torque quando a roda gira em falso.
O diferencial é um dispositivo mecânico indispensável em veículos de tração. O diferencial tem a função de transferir e distribuir uniformemente o torque a dois semi-eixos que em principio giram em sentidos opostos, possibilitando assim, a cada eixo, uma gama de velocidade e rotações diferentes.
Já o caminhão "trucado" (ou "truck", "pesado" ou "6x2") possui um terceiro eixo, localizado na carroceria, atrás do eixo motriz, que é aquele que sai diretamente do motor. Sua finalidade é aumentar a estabilidade do veículo e a capacidade de carga.
Já o caminhão traçado (6x4) tem três eixos, sendo um deles dianteiro e dois deles traseiros e com tração. O nome traçado é dado porque é um veículo de dois eixos de tração nas rodas traseiras.
Quando um dos conjuntos de rodas desse eixo (direito ou esquerdo) começa a patinar, o diferencial faz o bloqueio transversal, ou seja: ele trava o eixo na mesma posição, para que as rodas girem no mesmo ritmo, evitando a perda do torque quando a roda gira em falso.
Já o caminhão traçado (6x4) tem três eixos, sendo um deles dianteiro e dois deles traseiros e com tração. O nome traçado é dado porque é um veículo de dois eixos de tração nas rodas traseiras.
No meio do eixo está o diferencial, responsável por transmitir a potência do motor para as rodas.
O diferencial automotivo é o responsável por transformar a velocidade que vem do eixo em duas velocidades diferentes. Distâncias diferentes, velocidades diferentes.
A quebra por carga de choque causa fratura instantânea ou trinca (a parte danificada é visível) e pode acontecer devido ao acionamento incorreto do bloqueio na passagem para tração. Outros defeitos são fadiga do eixo traseiro e fadiga de superfície.
Quais são os tipos de tração de carro? Tração 4×2. A tração 4×2 representa um veículo com tração em duas de suas quatro rodas. Ou seja, a potência do motor é distribuído somente para duas rodas, podendo ser o par dianteiro (tração dianteira) ou traseiro (tração traseira).
Geralmente, os veículos 4×4 também permitem que seja alternada a tração para apenas duas rodas. Também conhecida como tração integral, a tração AWD possui sensores que monitoram constantemente as condições do veículo para distribuir a energia somente onde é necessário – seja nas rodas dianteiras, traseiras ou nas quatro rodas.
Tração dianteira: é mais comum em carros populares, ajuda a reduzir o peso do veículo e oferece mais segurança – além de proporcionar mais espaço interno. Por outro lado, é preciso tomar cuidado com o desgaste dos pneus da frente. Tração traseira: oferece melhor equilíbrio, permite a realização de manobras esportivas e tem uma potência maior.
De forma bem simples, a tração pode ser entendida como a força que o motor manda aos pneus para o carro andar. Geralmente, os carros mais populares, ou que são feitos pra andar mais em ruas asfaltadas, costumam ter tração só em duas rodas – que pode ser traseira ou dianteira.
Como é que se escreve energia?
Como o recorrente provará a divergência nos embargos de divergência?
O que a psicologia fala sobre o filme Coringa?
Qual é o código para ligar para Tocantins?
Porque o filho do Bruce Lee morreu?
Como a filosofia política se diferencia da ciência política?
O que defendia Bertrand Russell?
Quantos filhos o Chacrinha teve?
Como se escreve a palavra carroça em inglês?
Como funciona o filtro de água de barro?
Como foi elaborado o filme Festa no Céu?