A TEC tem como base a NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) e sua aplicação, chega até 20% do valor total do bem. A Tarifa Externa Comum é estruturada da seguinte forma: são 11 níveis de alíquotas que vão de 0% até 20%, aumentando proporcionalmente a cada 2%. Bens de consumo: 18 a 20%.
A Tarifa Externa Comum é uma alíquota de Imposto de Importação uniformemente adotada por todos os países do Mercosul, que varia de acordo com o produto classificado segundo a NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul). A TEC passou a vigorar em 1º de janeiro de 1995, substituindo a antiga Tarifa Aduaneira do Brasil.
As tabelas de TEC (Alíquota de Imposto de Importação) e TIPI (Alíquota de IPI) informam os impostos com base nos códigos do NCM. Os mesmos códigos são utilizados para emissão de DANFE (NOTA FISCAL).
Como Estado Parte do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) o Brasil adota a Nomenclatura Comum do MERCOSUL (NCM) e a Tarifa Externa Comum do MERCOSUL (TEC).
Qual o objetivo da aplicação da TEC? O objetivo da Tarifa Externa Comum é estimular a competitividade de mercado em atividades de compra e venda que envolvam a importação e exportação de mercadorias, a fim de evitar possíveis formações de oligopólios ou reservas de mercado.
A tarifa tem como base a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) para produtos e serviços. O conjunto de tarifas, que formam a TEC, foi criado para estimular a competitividade entre os países do Mercosul.
A tarifa externa comum (TEC) é uma taxa comercial padronizada para um grupo de países, como a existente no Mercosul. Usada numa união aduaneira, em uma área de livre comércio com uma tarifa externa comum, ademais de outras medidas que conformem uma política comercial externa comum.
A tarifa tem como base a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) para produtos e serviços. O conjunto de tarifas, que formam a TEC, foi criado para estimular a competitividade entre os países do Mercosul.
Em outras palavras, a TEC é o imposto de importação cobrado pelos países do Mercosul na importação de países de fora do bloco. ter pequeno número de alíquotas; baixa dispersão; maior homogeneidade possível das taxas de promoção efetiva (exportações) e de proteção efetiva (importação);
Ordem de transferência de fundos dada por uma pessoa física ou jurídica a uma instituição financeira para que ela efetue um conjunto de transferências de crédito, que são destinadas a pessoas físicas ou jurídicas clientes de outras instituições financeiras.
Quantas letras tem a palavra panela?
Qual o melhor horário para tomar o Pantogar?
Qual a diferença de implantação e implementação?
O que é quando o músculo fica pulando?
Como surgem as dores musculares?
Quem toma remédio pra dormir pode beber cerveja?
O que faz um centro espírita kardecista?
Quais são os principais ramos da Química?
Quais são as veias do dedo anelar?
Qual é a diferença entre infração e inflação?
Quando vc sonha com algo e acontece?
Quantos graus de óculos é considerado deficiente visual?
Como saber o que me causou alergia?
Quando se faz a portabilidade precisa cancelar?