A taxa de evolução de obra é cobrada para evitar atraso na entrega do imóvel pela construtora. A instituição financeira repassa o valor arrecadado à empresa, e esse repasse funciona como uma pressão às construtoras inadimplentes com a Caixa. Seu valor fica, em média, em 2% do valor do imóvel.
A taxa de evolução de obra custa, em média, 2% sobre o valor da casa ou apartamento e é cobrada ainda na fase de edificação. Por que ela é cobrada? A taxa ajuda a custear as cifras das obras e também serve para amortizar o saldo final do preço do imóvel.
Isso significa que, se a obra atrasar, a cobrança da taxa de obra é ilegal e deve ser suspendida. Ou seja, se a construtora não cumprir o prazo de entrega do imóvel, o que está estabelecido em contrato, não poderá cobrar a taxa dos compradores. Cabe destacar aqui que não é permitida a cobrança de juros remuneratórios.
Os juros de obra consistem no percentual aplicado em cima do empréstimo concedido às construtoras para a edificação dos imóveis. Esse valor é cobrado aos mutuários - compradores dos apartamentos - pelo banco financiador do empreendimento no momento do financiamento.
A taxa de evolução de obra é uma tarifa paga pelo adquirente durante a construção do imóvel. No entanto, torna-se ilegal quando o consumidor continua a pagá-la após o prazo do contrato para a entrega das chaves. Além disso, a correção de juros sobre seu valor é considerada abusiva.
Como funciona
1) QUAL A VANTAGEM DE PAGAR ESSE JUROS DE EVOLUÇÃO? Não há correção monetária da parcela financiada depois de contratado; Não há risco de desenquadramento do Minha Casa Minha Vida durante a obra (é comum quando o imóvel valoriza durante a construção); A obra é segurada pelo banco, ou seja, a entrega é garantida.
Normalmente, o seguro custa cerca de 0,3% do valor da obra. Claro que o preço pode variar de acordo com as coberturas contratadas e as características da obra – no entanto, para uma reforma no valor de R$500 mil em um condomínio, por exemplo, o seguro de obras sai por pouco mais de R$1.000.
Imóvel vai a leilão Após a entrega da intimação, o devedor tem um prazo de 15 dias para pagar a dívida em atraso, afirmam os especialistas. Depois disso, o imóvel pode ir a leilão no prazo de 30 dias.
A Evolução de Obras é uma taxa comum em financiamentos adquiridos perante a Caixa Econômica Federal, cujo objeto são imóveis ainda em fase de construção. A existência desta Taxa é informada apenas no momento em que o consumidor assina o contrato de financiamento com o banco, não sendo passível de escolha, uma vez que a negativa ao pagamento da ...
Esta taxa de evolução de obra é legal? Por conta da falta de explicação das construtoras, muitos compradores acreditam que é algo ilegal. No entanto, a construtora está legalmente autorizada a cobrar a taxa de evolução desde que informe o comprador e apresente a taxa, em detalhes, em uma cláusula do contrato.
A taxa de evolução, é na verdade, juros cobrados pelos bancos das construtoras. Eles são decorrentes do empréstimo que a construtora faz com o banco para financiar o empreendimento. O objetivo da cobrança é pressionar as construtoras inadimplentes com a Caixa Econômica a não atrasarem a entrega do empreendimento.
A valorização do imóvel, que tende a valer mais após a conclusão da obra, também é outra vantagem, visto que muitos enxergam nisso uma oportunidade de fazer um investimento para o futuro. Contudo, mesmo com essas vantagens, ainda há clientes receosos em comprar uma casa ou um apartamento que está em construção.
Como transformar o celular em controle de PS2?
Pode construir em cima do muro?
Como saber quem recebeu a mercadoria entregue pelo correio?
Como Homem-aranha virou o Homem-aranha?
Como pasar de Midi a partitura?
O que foi o Código de Hamurabi B como Código de Hamurabi foi registrado?
O que aconteceu quando os romanos conquistaram a Grécia?
Como descobrir o significado de um GIF?
Como saber de qual versão do Windows e minha chave?
Como fazer GIF de vídeo no Android?
Como saber o número da conta digital da Caixa?
Como o Banco Central faz o controlo da oferta da moeda?
Como saber o quadrante de um ângulo negativo?
Como eu faço para entrar no Excel?
Quantas letras e quantos fonemas há na palavra expoente?
Como saber em qual Cartório um imóvel está registrado em Belo Horizonte?