Os sistemas de absorção usam energia térmica para produzir um efeito de refrigeração. Nestes sistemas, o refrigerante, ou seja, a água, absorve o calor a temperatura e pressão baixas durante a evaporação e libera o calor em temperatura e pressão altas durante a condensação.
O ciclo de refrigeração por absorção é mais antigo que o ciclo por compressão. Seus fundamentos são datados de 1777 e seu criador principal foi William Cullen. Esse ciclo utiliza o calor como fonte de energia, ao contrário do ciclo por compressão, que utiliza a energia elétrica.
Os refrigerantes da Classe 3 são os que resfriam substâncias pela absorção de seus calores sensíveis. São elas: ar, salmoura de cloreto de cálcio, salmoura de cloreto de sódio (sal comum) e álcool. B. A Classe 2 consiste de soluções que contêm vapores absorvidos de agentes liquidificáveis ou meios refrigerantes.
CICLO DE REFRIGERAÇÃO POR ADSORÇÃO Com o fornecimento da energia (QH), é iniciado o processo de dessorção, quando a pressão de saturação do adsorvato se iguala pressão do condensador. O adsorvato fluirá na forma de vapor para o condensador, liquefazendo-se com a liberação do calor de condensação (QP).
Existem quatro tipos de ciclos de refrigeração:
CICLO DE REFRIGERAÇÃO POR COMPRESSÃO MECÂNICA DE VAPOR Neste sistema o fluido refrigerante entra no evaporador a baixa pressão, na forma de mistura de líquido mais vapor, e retira energia do meio interno enquanto passa para o estado de vapor.
A refrigeração por compressão ou refrigeração por compressão de vapor consiste em forçar-se mecanicamente a circulação de um fluido em um circuito fechado criando zonas de alta e baixa pressão com o propósito de que o fluido absorva calor em um lugar e o dissipe no outro.
Os sistemas de refrigeração por absorção de vapores são ciclos de refrigeração operados a calor, em que um fluido secundário ou absorvente na fase líquida é responsável por absorver o fluido primário ou refrigerante, na forma de vapor.
Descoberta pelo escocês Nairn em 1777, a refrigeração por absorção tem por "pai" o francês Ferdinand Carré (1824-1900), que em 1859 patenteou a primeira máquina de absorção de funcionamento contínuo, usando o par amônia-água.
O sistema mais geralmente construído utiliza água, amônia e hidrogênio. Quando o sistema refrigera continuamente é chamado de sistema de absorção contínua. Um ciclo de refrigeração contínua opera automaticamente através do uso de controladores automáticos. Muitas empresas possuem variações do sistema básico.
A solução no absorvedor é dita concentrada, pois contém grande quantidade de refrigerante. Uma bomba eleva a pressão eleva a pressão da solução concentrada e faz com que esta entre no gerador. No gerador, ocorre a adição de calor (fonte que forneça temperaturas elevadas), fazendo com que o refrigerante volte ao estado de vapor.
Quem pode ignorar o lobby Teams?
Como pagar com Pix passo a passo?
O que estudar para o concurso de professor de educação física?
O que a diabetes pode causar no coração?
Como que o esporte se relaciona com o consumismo?
Como dizer a cor do vestido das madrinhas?
Como funciona a válvula de fluxo?
Como o Japão conseguiu se reerguer depois da Segunda Guerra Mundial?
Como é feito o tratamento de água no Japão?
Como os surdos são vistos hoje em dia?
Como o Japão supera atualmente a limitação de recursos naturais?
Por que o Congresso de Milão de 1880 é considerado um impacto para comunidade surda?
Qual é o nome do robô do Jaspion?
Quais foram as principais demandas sociais levantadas no processo da Revolução Russa?
Como Homem Elástico morre em Flash?
Quando o Japão dominou a Coreia?