A receita digital é uma solução para médicos prescreverem medicamentos, exames e atestados digitalmente. Após a emissão, o paciente recebe em seu celular um SMS e um email com a receita feita pelo médico, sem necessidade do papel.
Como Funciona? O médico realiza o download dos modelos de receita, atestado ou relatório no site do CFM. Posteriormente realiza o preenchimento, assina digitalmente utilizando um certificado ICP Brasil por meio da ferramenta Adobe Acrobat e envia o arquivo assinado ao seu paciente.
Como o próprio nome já diz, a receita digital é a prescrição médica que você costuma entregar ao paciente em consultório, só que em outro formato. Neste novo formato, uma prescrição online pode ser emitida através de um software médico e/ou um prontuário eletrônico que disponibilize esse recurso.
Listamos abaixo todas as principais redes de farmácias que estão aptas a receber a Receita Digital:
Componentes básicos da receita médica
Campos e informações obrigatórias. No cabeçalho deve conter o nome e endereço do profissional ou da clínica ou hospital em que trabalha, o registro do profissional e o número de cadastro de pessoa física ou jurídica. A especialidade do profissional também pode estar sinalizada, desde que esteja registrada no CRM.
Como obter receitas digitais? Após a consulta, o Cirurgião-Dentista pode utilizar a prescrição – disponível no site do CFO –, assina digitalmente a receita e envia ao paciente ou responsável por onde preferir (e-mail, aplicativos).
Sem burocracia nenhuma, qualquer pessoa pode ir até uma fábrica e encomendar um carimbo. Em mãos, ele só precisa ter os dados do médico – nome, CRM e em algumas vezes CPF – que podem ser copiados de uma receita médica original ou, dependendo do caso, até mesmo fictícios.
Adicionar a água (temperatura ambiente) no frasco até a marca indicada no próprio frasco do medicamento. Agitar vigorosamente. Possivelmente haverá a formação de bolhas de ar, devido à agitação. Logo, deve-se esperar as bolhas desaparecerem (alguns minutos) e completar o frasco com água até a marca indicada.
Já a ferramenta Receita Digital é gratuita para médicos, dentistas, farmacêuticos e pacientes, que podem acessar os documentos e dispensá-los através do site, também com certificado digital. Outra plataforma gratuita é a Doutor Prescreve, que exige certificação ICP-Brasil e segue as recomendações de prescrição eletrônica da Anvisa.
A receita médica digital já é utilizada em diversos países no mundo, como nos Estados Unidos. Por lá, esse modelo já é considerado o padrão no sistema de saúde. Quem não o utiliza, por razões de segurança na prescrição de tratamentos, corre até risco de prisão por não cumprir essa norma.
O documento é criado por meio de um computador e o paciente pode acessá-lo via Internet, sem a necessidade de possuir o receituário impresso para comprar os remédios. Além disso, no momento da compra de medicamentos, a receita é verificada pelo farmacêutico. A prescrição digital é diferente de receita digitalizada, ...
Quais medicamentos podem ser prescritos por receitas digitais? De acordo com o regulamento da Anvisa, no momento os médicos podem receitar antimicrobianos e medicamentos controlados específicos, como ansiolíticos, antidepressivos, anticonvulsionantes, antipsicóticos e controladores de hormônios.
Como fica a mama depois da biópsia?
Quando ocorre o efeito Tyndall?
Como ficar com o corpo mais flexível?
Onde e como é metabolizado o glicerol?
Como formatar tabelas para TCC?
Como é a dor do câncer de estômago?
Como formatar um disco externo no Mac?
Quais as dores que a coluna pode provocar?
Como deixar número de telefone no Excel?
Como editar Referências Bibliograficas no Word?
Como instalar Token GD StarSign?
Como eu faço pra ficar bom no Free Fire?
Como acontece o ciclo do carbono Brainly?
Quais as opções de investimentos?
Como ocorre o ciclo do oxigênio na natureza?
O que deixa um homem estiloso?
Como restaurar notebook antes de ligar?
Quais plantas são responsáveis pela reposição do nitrogênio no solo?