O eletrodo positivo de uma pilha é chamado de cátodo e é onde ocorre a reação de redução. Já o eletrodo negativo é chamado de ânodo, e é onde ocorre a reação de oxidação. O eletrólito, ou também chamado de ponte salina, é a solução condutora de íons que formam a corrente elétrica gerada pela pilha.
Pilha é um dispositivo no qual ocorre produção de corrente elétrica a partir de energia química oriunda de uma reação de oxidorredução, isto é, uma espécie do reagente perde elétrons (oxidação), enquanto outra espécie ganha elétrons (redução).
É possível construir uma pilha eletroquímica colocando em um copo de vidro papel alumínio amassado, palha de aço e papel amassado para separar os dois metais. ... a reação ocorre porque os dois metais apresentam o mesmo potencial de redução. a equação que representa a oxidação é: O2 (g) + 2H2 O(l) + 4e- → 4OH - (aq).
A Eletroquímica é um ramo da Química que estuda o fenômeno da transferência de elétrons para a transformação de energia química em energia elétrica e vice-versa. As reações que envolvem transferência de elétrons são chamadas de reações de oxirredução, pois nelas ocorrem simultaneamente a redução e a oxidação.
As pilhas ou células eletroquímicas podem ser definidas como: “Dispositivos capazes de transformar energia química em energia elétrica por meio de reações espontâneas de oxirredução (em que há transferência de elétrons).”
A pilha de Daniell é formada por dois eletrodos: o ânodo, onde o zinco perde elétrons, oxidando-se; e o cátodo, onde os cátions cobre recebem elétrons e reduzem-se.
As primeiras aplicações importantes da eletricidade provieram do aperfeiçoamento das pilhas voltaicas originais pelo cientista e professor inglês John Daniell, em 1836. Pilhas eletroquímicas são sistemas que produzem corrente contínua e baseiam-se nas diferentes tendências para ceder e receber elétrons das espécies químicas.
Toda pilha é um dispositivo que possui dois eletrodos e um eletrólito em que ocorrem reações espontâneas de oxirredução capazes de gerar uma corrente elétrica. O eletrodo positivo de uma pilha é chamado de cátodo e é onde ocorre a reação de redução.
OBS: essa pilha não possui a capacidade de produzir uma grande diferença de potencial, por isso demonstre o seu funcionamento utilizando uma calculadora de bolso (pelo fato de esse material necessitar de pouca carga para funcionar).
Saiba mais sobre quais são os eletrólitos e eletrodos usados nessas e em outros tipos de pilhas, bem como para que tipos de equipamentos elas são mais recomendadas, lendo os artigos relacionados mais abaixo. Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico?
Quais são os tempos narrativos?
Como passar o cartão na catraca?
Quanto tempo estudar para passar no concurso da Receita Federal?
Como passar o WhatsApp para outro celular por Bluetooth?
Como recarregar Google Play com cartão de débito?
Como converter o Windows 7 para Windows 8?
Como saber se o problema está no cabo de rede?
Como identificar verbos regulares?
O que é um horizonte diagnóstico?
Qual o melhor exame para detectar pancreatite?
Como identificar defeito em ar condicionado?
É perigoso andar com a luz da injeção acesa?
Como saber se a válvula de expansão?
Quanto tempo leva para desinchar uma picada de abelha?
Quais os sinais de problemas no motor de arranque?
Qual a forma correta de pedalar?