O funcionamento de uma impressora térmica é simples. Ao enviar o comando de impressão, o papel vai para uma zona de aquecimento. Depois isso, o dispositivo esquenta os pontos necessários para a impressão no papel, que são fabricados especialmente com um corante que, ao ser aquecido, muda de cor.
A impressão no papel térmico desaparece naturalmente, processo que se acelera quando exposto a calor, luz e umidade. Não existe papel térmico cuja impressão dura para sempre. Ainda assim, dependendo do fornecedor e linha do material, a impressão pode durar de poucos meses até dez anos se armazenado corretamente.
Conexão sem fio com smartphones e redes sociais A maior parte dos modelos traz conexão wireless com o smartphone, seja via Bluetooth, como a HP Sprocket, Wi-Fi, como as Instax Share, ou NFC, como a Polaroid Zip Printer (que também funciona com conexão Bluetooth).
A mini impressora também é utilizada para impressão de tickets de estacionamento, conta de restaurantes, inspeções, pedidos e recibos.
Impressão térmica: dicas para conservar documentos
A impressora térmica funciona com um cabeçote aquecido que transfere a tinta desse ribbon para a etiqueta. Ou seja, o ribbon "anda" junto com a etiqueta na passagem pelo cabeçote de impressão. O resultado disso é que podemos ver o "negativo" da impressão no ribbon, que deve ser descartado após o uso.
Ao contrário das impressoras a jato de tinta, as impressoras térmicas não pulverizam tinta líquida através de um bico para produzir imagens. Em vez disso, as impressoras térmicas usam minúsculos elementos de aquecimento para ativar ou transferir pigmentos.
Como o nome sugere, as impressoras térmicas funcionam por meio de um aquecimento do papel. Mas não é qualquer aquecimento, e nem qualquer papel. Trata-se de um aquecimento seletivo que age sobre um papel sensível à temperatura 00 (ou termossensível).
Para uma impressora que trabalha com transferência térmica funcionar, ela necessita de um papel de tinta semelhante ao clássico papel carbono, o qual é chamado de ribbon (ou fita de transferência térmica). O ribbon, ao ser aquecido pela cabeça da impressora, transfere a tinta para o papel.
O ribbon, ao ser aquecido pela cabeça da impressora, transfere a tinta para o papel. A vantagem desse tipo de impressora em relação às cabeças normais é que ele, apesar de ainda imprimir em apenas duas cores, não se limita apenas ao preto e branco, dispondo de uma variedade maior de opções não só de cores como também de materiais.
As impressoras térmicas da Control iD têm durabilidade de até 200 km na cabeça térmica, com alta resolução (576 pontos/72 mm).
Como transformar PDF de imagem em texto?
Como fazer para saber se a assinatura é verdadeira?
O que fazer para acabar com a fibrina?
Como saber se a química é recíproca?
Como saber se a aranha e marrom?
O que causa aderência após cesárea?
Qual marca de argila é melhor?
Como saber se a antena do celular está funcionando?
Como saber se uma ação está cara?
Como verificar a autenticidade de um documento assinado digitalmente?
O que acontece quando a sonda lambda está ruim?
Quais os sintomas de arritmia grave?
Como ver se tem direito a correção do FGTS?
O que é tirar a água do joelho?