É uma metodologia que permite abordar diferentes temas a partir da visão dos trabalhadores, criando um ambiente favorável para expor os riscos e ideias ou ações preventivas que vão melhorar a segurança e saúde.
O DDS costuma ser sempre aplicado antes da jornada de trabalho, durante um tempo de 5 a 15 minutos, em que se realizam discussões e instruções básicas ligadas à prevenção de acidentes.
Para se tornar uma rotina, é importante definir um horário fixo para que o DDS aconteça. Mesmo que outras atividades estejam ocorrendo naquele horário, tais como auditorias e visitas, o DDS não deve deixar de acontecer e não pode ser adiado.
DDS significa Diálogo Diário de Segurança e tem como objetivo conscientizar os operários sobre a prevenção de acidentes de trabalho. Mais do que isso, consolida as melhores práticas para trabalhar com segurança. Ou seja, está sempre de acordo com as respectivas regras e normas da construção civil.
Como aplicar o DDS? Primeiro, comunique os colaboradores sobre o que é o DDS e diga que ele será feito diariamente antes do início das atividades. Então, logo antes do horário normal, faça uma reunião de 5 a 15 minutos. Todos os dias, deve ser escolhida uma pauta para guiar a conversa.
11 Temas para DDS para usar com seus colaboradores
Diálogo Diário de Segurança: você sabe como fazer um DDS?
O Diálogo Diário de Segurança também é uma forma de melhorar a comunicação dos trabalhadores, o trabalho em equipe e melhorar todos os processos que envolvem o trabalho e outras questões que são levadas para o DDS.
O objetivo do DDS – Diálogo Diário de Segurança é passar a informação sobre segurança e fazer com que o colaborador entenda a importância da prevenção. Além disso, ele ajuda a unir a equipe, criar um momento diferenciado no trabalho e garantir a saúde de todos.
Como o próprio nome sugere, é uma conversa que deve ocorrer diariamente abordando temas relacionados à segurança dos colaboradores. ... É comum vermos empresas utilizando a nomenclatura “DSS” (Diálogo Semanal de Segurança).
O DDS pode servir como um reforço de instruções que já foram passadas em treinamentos ou palestras, como por exemplo, cuidados com EPI, cuidados com a saúde mental. Além dessa função conscientizadora, o DDS é uma forma de reunir e integrar a equipe, ajudando na troca de informações que podem evitar os danos à saúde de todos os profissionais.
O DDS é um ótimo meio de se adquirir a confiança dos colaboradores, pois assim eles podem ver que são valorizados. E quando aplicado corretamente, pode se tornar um ótimo diferencial para uma empresa, é bem melhor trabalhar em uma empresa preocupada com a saúde dos trabalhadores. Como aplicar em sua empresa?
Como o nome já diz, a ferramenta é uma prática diária, e para evitar repetir os temas para DDS em seu calendário, separamos algumas sugestões de assuntos abaixo. Estudo detalhado e antecipado de todas as etapas do trabalho a fim de detectar os possíveis problemas que poderão surgir durante as atividades.
Para ficar mais claro ainda, o DDS é uma conversa entre funcionários que aborda a prevenção no ambiente de trabalho, garantindo a saúde e integridade de todos. O respeito com o meio ambiente por exemplo, é um grande diferencial oferecido no momento da troca de idéias e instruções.
Como colocar Olimpíadas no currículo Lattes?
O que deve ser registrado no diário de classe?
Como preencher cheque com data futura?
Como preencher uma área no AutoCAD?
Como fazer uma declaração de homonímia?
Qual a qualidade do capim-açu?
Como conseguir a auto declaração do INSS?
Como preencher ficha cadastral Clear?
Foi prorrogado o prazo da Defis 2020?
Como decorar as partituras do alfabeto?
Como preencher o formulário DMN?
Onde preencher a declaração do Imposto de Renda?
Como identificar o Cruzeiro do Sul no céu?
Como identificar uma criança com TDA?
Como saber se estou tendo taquicardia?
O que fazer quando o bebê está com sapinho na boca?