Cabe ao Juízo da Infância e da Juventude aplicar as medidas protetivas previstas no artigo 101, incisos I a IX, do Estatuto da Criança e do Adolescente, quais sejam: Encaminhamento aos pais ou responsável, mediante termo de responsabilidade. Orientação, apoio e acompanhamento temporários.
Qual é o procedimento para solicitação de medidas protetivas? Para que uma medida protetiva seja concedida à vítima, a mulher pode solicitá-la através da autoridade policial, do Ministério Público ou da Defensoria Pública. Ao fazê-lo diretamente na Delegacia de Polícia, existem alguns protocolos a serem seguidos.
Por se tratar de medida de urgência a vítima pode solicitar a medida por meio da autoridade policial, ou do Ministério Público, que vai encaminhar o pedido ao juiz. A lei prevê que a autoridade judicial deverá decidir o pedido no prazo de 48 horas.
Menores de 18 anos são inimputáveis, isto é, não tem a capacidade de compreender* o ato praticado. Pela atual legislação brasileira, o menor de idade não pratica crime, mas ato infracional. As infrações praticadas pelos menores são julgadas pelos Juízes da Infância e da Juventude.
O juiz do juizado de violência doméstica e familiar contra a mulher terá competência para apreciar o crime e os casos que envolverem questões de família (pensão, separação, guarda de filhos etc.).
As medidas protetivas são mecanismos legais que têm o objetivo de proteger um indivíduo que esteja em situação de risco, independentemente de raça, classe social, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, religião e idade. Tais medidas são essenciais para garantir os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana.
Essa é a forma mais comum de requerer medida protetiva e é uma situação excepcional prevista na LMP, que garante a autonomia da mulher para requerer a medida, sem necessidade de intermediação por advogado ou defensor.
A Lei Maria da Penha (LMP) prevê uma série de medidas que poderão ser estabelecidas pelo juiz para a proteção da mulher que passa por alguma situação de violência doméstica. Neste post explico quais são as medidas protetivas e como solicitá-las.
A criança ou adolescente pode ainda ser matriculada em uma escola e dela ser exigida frequência nas aulas. Outra medida protetiva consiste em incluir o menor em um programa comunitário que preste ajuda a ele e à sua família ou receber tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico quando necessário.
O que é o lítio é para que serve?
Onde ocorre o processo de glicose?
Quais os benefícios da banana para o coração?
De quem é a competência para executar as contribuições previdenciárias relativas ao 13º pleiteado?
Qual é o melhor exercício para o coração?
Tem problema treinar de manhã?
Quanto devemos ingerir de proteina por dia?
Quais os fatores que influenciam o adoecimento?
Quais foram as contribuições dos árabes?
Quais as reais vantagens do Simples Nacional?
Qual a cor das fezes de um bebê de 1 mês?
Quais cristais colocar debaixo do travesseiro?