Uma lista encadeada ou lista ligada é uma estrutura de dados linear e dinâmica. Ela é composta por várias células que estão interligadas através de ponteiros, ou seja, cada célula possui um ponteiro que aponta para o endereço de memória da próxima célula.
Uma lista encadeada é uma representação de uma sequência de objetos, todos do mesmo tipo, na memória RAM (= random access memory) do computador. Cada elemento da sequência é armazenado em uma célula da lista: o primeiro elemento na primeira célula, o segundo na segunda, e assim por diante.
Uma lista ligada é uma lista onde cada elemento - chamado de nó - contém um valor e um ponteiro para o elemento seguinte. Assim, sabendo onde está o primeiro elemento da lista, podemos chegar a qualquer outro elemento.
Simplesmente encadeada: cada elemento contém somente um ponteiro para um elemento próximo (sucessor) ou para um anterior (antecessor). Duplamente encadeada: cada elemento apresenta dois ponteiros um para próximo (sucessor) elemento e um para o elemento anterior (antecessor).
Função de inserção Para cada elemento inserido na lista, devemos alocar dinamicamente a memória necessária para armazenar o elemento e encadeá-lo na lista existente. A função de inserção mais simples insere o novo elemento no início da lista.
Seu funcionamento e criação (alocando memória de maneira dinâmica) são idênticos ao Elemento 1, e essa estrutura, ou nó, está em um lugar qualquer da memória, bem como seu ponteiro aponta para um local aleatório, chamado de lixo.
As listas encadeadas são úteis quando você não sabe quantos itens estarão na lista, quando você não precisa de acesso aleatório a qualquer elemento, quando você quer inserir itens no meio da lista e também quando precisa de inserções/exclusões constantes.
Uma Lista Encadeada é uma estrutura de dados do tipo container, ou seja, serve para armazenar elementos em uma certa ordem. ... Uma das caracterısticas mais impor- tantes de uma lista encadeada é seu caráter dinâmico, que permite armazenar um número de elementos limitado apenas pela memória disponıvel.
Tradicionalmente, listas em C são implementadas através de estruturas (associadas aos nós) armazenadas na memória dinâmica. A estrutura que implementa um nó de uma lista ligada deve incluir, além do contéudo da informação do nó, um ponteiro para o próximo nó.
Os tipos mais comuns de listas lineares são as:
Na computação, existem dois tipos de lista: as listas ligadas e as listas duplamente ligadas.
As listas são estruturas de dados muito utilizadas. Elas armazenam os dados em um formato de lista (dado o nome). Basicamente, uma lista é, na verdade, um conjunto de estruturas chamadas “nós”. Um nó é uma estrutura que armazena a informação a ser gerenciada por uma lista.
Escreva uma função que inverta a ordem das células de uma lista encadeada (a primeira passa a ser a última, a segunda passa a ser a penúltima etc.). Faça isso sem usar espaço auxiliar, apenas alterando ponteiros. Dê duas soluções: uma iterativa e uma recursiva.
A função consome sempre o mesmo tempo, quer a célula a ser removida esteja perto do início da lista, quer esteja perto do fim. Note também que a função de remoção não precisa conhecer o endereço da lista, ou seja, não precisa saber onde a lista começa. Suponha que queremos remover a primeira célula de uma lista encadeada le não vazia.
Como usar a omeleteira Mondial?
O que pode acontecer se essa lâmpada for ligada?
Como usar o herbicida Volcane?
Como se livrar de um duende da garrafa?
Como alimentar as abelhas com açúcar?
O que fazer com a amizade colorida?
O que é bom para espantar sapo?
Como começar a dar aulas de reforço?
Como fazer uma planilha do Excel contar só dias úteis?
Como ocultar meus dados no Google?
Como organizar as pastas de um projeto?
Como retirar metadados de um arquivo Word?
O que fazer para acabar com fobia?