Internet das Coisas, ou simplesmente IoT (Internet of Things), é um conceito que define a conexão entre objetos físicos com o usuário e a internet. Ela usa sensores inteligentes, como Bluetooth e GPS, e softwares para coletar e transmitir dados para a rede.
A Internet das Coisas (IoT) tem como objetivo interligar com a internet as nossas ferramentas mais recorrentes para reunir informações em tempo real e auxiliar as pessoas no seu dia-a-dia.
Mas afinal, o que é Internet das Coisas (IoT)?
De uma forma bem simples, Internet das Coisas é o modo como os objetos físicos estão conectados e se comunicando entre si e com o usuário, através de sensores inteligentes e softwares que transmitem dados para uma rede.
A Internet das coisas é formada basicamente por uma rede de objetos distintos como veículos, celulares, geladeiras e até mesmo prédios que são capazes de coletar, armazenar e transmitir informações, conectando-se online a outras redes, datacenters ou outros objetos / coisas.
Um dos principais exemplos de internet das coisas é o smartwatch. Conectado ao smartphone via IoT, o smartwatch se torna extremamente prático. Isso porque não só otimiza as funções do celular, como também estende a sua capacidade.
26 curiosidades que você vai gostar
A Internet das Coisas (IoT) abriu um mundo de possibilidades na medicina: quando conectado à internet, dispositivos médicos comuns podem coletar dados adicionais inestimáveis, dar uma visão extra sobre sintomas e tendências, possibilitar o atendimento remoto e geralmente dar aos pacientes mais controle sobre suas vidas ...
Internet das coisas (em inglês, Internet of Things - IoT) se refere à mais nova revolução tecnológica onde todos os itens do cotidiano estão conectados. Ou seja, é uma realidade em que eletrodomésticos, computadores, carros e smartphones podem se comunicar por meio da internet e sensores.
Um dispositivo com tecnologia IoT nada mais é do que um eletrônico que consegue se comunicar com outros sistemas por meio de uma conexão sem fio (wireless). Em outras palavras, o aparelho é capaz de transmitir dados para uma solução digital, da mesma forma que acontece entre dispositivos conectados à Internet.
IoT é a possibilidade de objetos físicos se conectarem à internet, podendo executar de forma coordenada uma ação. Muitos pensam que esta tecnologia não está presente em nosso dia-a-dia, mas estão enganados. ... Abaixo apresento alguns casos práticos de aplicação da IoT.
Há, essencialmente, três componentes que precisam ser combinados para uma aplicação de IoT existir: dispositivos, redes de comunicação e sistemas de controle.
O que muda com a internet das coisas? A promessa é que a internet das coisas transforme as cidades em verdadeiros “organismos vivos”. Os dados coletados nesse processo permitem avanços nas áreas de saúde, educação, economia, segurança, entre outras.
A Internet das Coisas (IoT) descreve a rede de —“objetos físicos”— incorporados a sensores, software e outras tecnologias com o objetivo de conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas pela internet. Esses dispositivos variam de objetos domésticos comuns a ferramentas industriais sofisticadas.
De uma forma simples e didática, três elementos básicos configuram uma plataforma IoT: Coisas com sensores, ambiente de conectividade e as aplicações. As coisas a serem conectadas possuem um ou mais sensores, que farão o monitoramento ou medição de uma ou mais condições específicas.
Internet das coisas nas empresas: benefícios de usar
1 | Insights de negócios aprimorados e experiência do cliente. ...
2 | Reduções de custo e tempo de inatividade. ...
3 | Ganhos de eficiência e produtividade. ...
4 | Acompanhamento de ativos e redução de resíduos. ...
5 | Novos modelos de negócios.
Acerca da Internet das Coisas, assinale a alternativa correta. Internet das Coisas é uma forma mais econômica de acesso à internet, a qual permite que dispositivos como geladeiras ofereçam internet a celulares e computadores de usuários, dispensando a necessidade de aquisição de roteadores ADSL à parte.
As 9 aplicações mais importantes da Internet das Coisas (IoT)
Vestíveis. ...
Monitoramento de Tráfego. ...
Gestão de Frotas. ...
Agricultura. ...
Hotelaria. ...
Rede Inteligente e Economia de Energia. ...
Abastecimento de Água. ...
Gestão de Manutenção.
A internet das coisas já está presente em ações simples como assistir TV, ouvir música, dirigir ou praticar exercícios. Cada vez mais, nossos eletrônicos estão conectados uns aos outros, exercendo função ou controle em um através do outro.
Mas a grande popularização da internet se deu apenas em 1988 onde houve a abertura das redes para fins comerciais. No final dos anos 80 começou a surgir a conexão via dial-up. Porém a grande explosão na internet no mundo foi apenas em 1989 quando os Estados Unidos resolveram comercializar a internet.
A famosa IoT, como é conhecida, nada mais é que a interconexão de objetos do dia a dia com a internet, ou seja, a tecnologia moldando o comportamento das pessoas dentro das casas, empresas, cidades, borbulhando a todo momento.
Uma das principais vantagens da utilização da IoT na medicina é o monitoramento contínuo do paciente e, consequentemente, a possibilidade de oferecer um tratamento personalizado. Uma vez que há aumento de acesso à informações do quadro clínico do paciente, há também mais dados para chegar a um diagnóstico mais preciso.
As tecnologias de IoT médicas são capazes de reunir automaticamente as informações necessárias dos pacientes e detectar possíveis doenças, a fim de evitá-las.
IoT é formado por três componentes básicos:
Um conjunto de produtos inteligentes e conectados, sistemas de produtos e outras “coisas”.
Essas “coisas” são conectadas através de uma infraestrutura de comunicação semelhante à Internet.
A transformação da Internet das Coisas está em destaque e nos próximos anos a previsão é de muitos objetos conectados à rede. ... Para início de conversa o loT significa em inglês, “Internet of Things” ou em nosso portugês, “A internet das coisas”.
Internet das Coisas, ou simplesmente IoT (Internet of Things), é um conceito que define a conexão entre objetos físicos com o usuário e a internet. Ela usa sensores inteligentes, como Bluetooth e GPS, e softwares para coletar e transmitir dados para a rede. ... Para isso, basta estar conectado à uma rede Wi-Fi ou 3G/4G.
O que é internet das coisas (IoT)?
A internet das coisas é uma tecnologia que permite a comunicação entre máquinas pela web. ... Os sensores instalados nos dispositivos é que tornam possível a comunicação entre os equipamentos. Essa é a verdadeira conexão entre o mundo físico e o digital.
O que fazer diante de tanta tristeza?
Qual o melhor exercício para eliminar celulite?
Como se livrar do acúmulo de coisas?
Como se livrar da dependência dos pais?
O que tira o cheiro forte da tripa de porco?
Quais são os tipos de verificação de segurança que tem no Facebook?
Como funciona o processo de importação e exportação?
Como se dá o processo de acumulação do capital cultural?
Quanto tempo leva para curar a blefarite?
Onde fica o editor de vídeo do YouTube?
Como acabar com aranha armadeira?
Como é o processo de interação social?