Os produtos da Ambev passam por uma operação logística de grande escala antes de chegar ao consumidor final. A área de logística da companhia trabalha em toda a cadeia desde a gestão aos armazéns e transporte de insumos até a distribuição final do produto.
Das fábricas, os produtos são distribuidos por meio de dois canais: os Centros de Distribuição Direta (CDDs), todos da Ambev (a exemplo do de Porto Alegre, Pelotas e Caxias), e as 165 Revendas terceirizadas. Cada canal atua em uma área específica, não concorrente.
A expedição é uma atividade dentro da armazenagem que se realiza depois do produto acabado ser vendido e devidamente embalado, deixando esse produto preparado para seu envio ao cliente.
Dominar o mercado nacional de bebidas e expandir a participação no mercado internacional com a venda e distribuição mundial de bebidas fortalecendo a relação com os consumidores, clientes e fornecedores.
As etapas do processo de armazenagem: quais são?
A expedição logística cuida do planejamento do transporte e da documentação de saídas de uma empresa. Cabe a ela definir qual o melhor transporte para levar os produtos até o destino final bem como planejar as melhores rotas.
As mentorias acontecem na sede da organização ou na Ambev. Além disso, os responsáveis de cada organização e seus respectivos mentores se alinham conforme suas agendas. Depois da consultoria, as organizações são acompanhadas por mais um ano e podem receber um selo de confiança e credibilidade da Ambev.
Em seguida é desenvolvida uma descrição completa do sistema atual da gestão de estoques de produto acabado da unidade, desde a elaboração da programação de produção até a etapa final que é a venda do produto.
Os estoques de produto acabado, representam capital parado, capital que poderia ser utilizado em outro investimento, mas sem eles as empresas não conseguem atender às incertezas do mercado. Neste contexto, é inevitável possuir uma gestão de estoques que garanta o atendimento dos clientes e também que não
“Os estoques ajudam a maximizar o atendimento aos clientes, protegendo a empresa das incertezas do mercado”. (ARNOLD, 1999, p.271).