A cirurgia robótica é uma técnica que utiliza um robô (através do sistema de cirurgia da DaVinci®) para ajudar o cirurgião a realizar a cirurgia. O robô funciona com uma câmera 3D que permite ao cirurgião visualizar de forma mais ampla, o campo cirúrgico.
A cirurgia robótica é realizada por meio de pequenas incisões feitas no corpo do paciente, exatamente como acontece em procedimentos realizados por meio de laparoscopia. A diferença é que agora são introduzidos os braços do robô com os instrumentos cirúrgicos e a câmera.
Vantagens e Segurança da Cirurgia Robótica
Algumas das vantagens da cirurgia robótica são precisão, redução das incisões, diminuição da perda de sangue e diminuição do tempo de cura e cicatrização. Além disso o robô normalmente permite uma melhor manipulação e uma magnificação dos movimentos tridimensionalmente, melhorando a ergonomia.
Cirurgia Robótica é a técnica mais moderna em procedimentos minimamente invasivos. Conduzida por cirurgiões extremamente qualificados, é realizada com a assistência de um robô e vem se consolidando como padrão de tratamento em muitas especialidades médicas.
A anestesia é do tipo geral e em alguns casos pode ser combinada com a raquianestesia, para diminuir a chance de dor no pós-operatório. A cirurgia de próstata robótica dura entre 2 a 4 horas.
Laparoscopia e a videolaparoscopia referem-se ao mesmo procedimento. É uma cirurgia minimamente invasiva na qual são realizadas pequenas incisões abdominais, normalmente de 5 a 10 mm. O cirurgião opera com o auxílio de um monitor onde a imagem é projetada.
Na cirurgia tradicional “aberta”, o cirurgião usa uma única incisão para entrar no abdômen. Na cirurgia laparoscópica, ele utiliza várias incisões de 0,5cm a 1,0cm para realizar o procedimento. Cada incisão é chamada de “portal”. Em cada portal, um instrumento tubular conhecido como trocarte é inserido.
Desvantagens do uso da Cirurgia Robótica A cirurgia robótica urológica compartilha os mesmos riscos da cirurgia aberta e laparoscópica, com os mesmos problemas potenciais de infecção, anestesia ou relacionados a qualquer tipo de cirurgia.
Permite uma recuperação mais rápida e um retorno mais precoce às atividades do dia a dia. Por ser um procedimento menos invasivo, o tempo de estadia no hospital e de recuperação em casa é geralmente menor.
Agora, o médico pode realizar intervenções com comandos em uma máquina, os quais se traduzem em ações do equipamento que fica em cima do paciente. Na cirurgia robótica, a câmera fica completamente imóvel no robô, produzindo imagens 3D e em alta definição do paciente anestesiado.
Apesar de ser considerado um passo adiante no método de cirurgia guiada por computadores, o procedimento robótico tem ainda algumas desvantagens que levam especialistas a questionar a sua utilização. Os aparelhos são caros, grandes e pesados demais para movê-los dentro de uma sala de cirurgia.
Como funcionam os robôs cirurgiões? Em um mundo cada vez mais tecnológico, é coerente pensar que uma das áreas que mais precisam se beneficiar de novas técnicas e equipamentos é a Medicina. Os avanços no setor têm produzido práticas cirúrgicas mais seguras, de melhores resultados e com menos riscos aos pacientes.
Na cirurgia robótica, a câmera fica completamente imóvel no robô, produzindo imagens 3D e em alta definição do paciente anestesiado. Joysticks especiais são usados para controlar os movimentos precisos dos braços robóticos.
O que é o exame de impedanciometria?
Para que serve Xaxará de Omolu?
Quantos cv aumenta o turbo no trator?
Quais os principais tipos de poluição do solo?
Como remover unha acrílica com acetona?
Quantos idiomas Jungkook sabe falar?
Quais os tipos de diabetes mellitus?
Qual vitamina tomar para melasma?
Como saber a dosagem de creatina?
Quem foi Isaías segundo a Bíblia?
O que definiu o Tratado de Assunção?
É possível viajar com boletim de ocorrência?