A caixa de passagem é um componente elétrico que, como o seu próprio nome já indica, funciona justamente como passagem para os fios e cabos. Ou, também, para ligar fios em interruptores ou tomadas.
Como o próprio nome já diz, a caixa de passagem de cabos e fios elétricos tem como principal finalidade realizar a união de caminho dos fios e cabos elétricos, fazer a ligação de fios em interruptores ou tomadas, até mesmo a realização de emendas.
Caixa de passagem: Onde o uso é obrigatório?
Como funciona? Na caixa, há um pouco de água que serve como um “filtro” da água gordurosa. O líquido sujo entra pelo tubo, cai na água que já está lá dentro e sai pelo lado oposto, sem a gordura. Água e óleo não se misturam, a gordura boia e só a água passa.
Tenha em mãos apenas o corpo da caixa posicionado conforme seta indicativa interna localizada no fundo da caixa. Encaixe os eletrodutos nas aberturas correspondentes às entradas e saídas das ligações. Utilize as entradas arredondadas para aplicação em parede de alvenaria.
Tipos de caixa de luz de energia interna e externa
Também denominada «Caixa de junções», dela ramificam as linhas de alimentação de corrente para os diferentes elementos da instalação, estabelecendo os meios de ligação para a derivação da linha.
Servem para facilitar a passagem de cabos entre dois pontos. Podem ser de concreto ou PVC. O fundo é em brita para evitar o acúmulo de água, a qual deve infiltrar no solo.
A distância máxima entre conduletes ou caixas de passagem deverá ser determinada de modo a permitir fácil enfiação dos condutores. Nos trechos retilíneos o espaçamento deverá ter no máximo o comprimento de 15 m. Nos trechos com curvas este espaçamento deverá ser reduzido para 3m para cada curva de 90ºC.
Por falar em normas, NBR 5410 é a norma específica da ABNT que cita o distanciamento de caixas de passagem. Nela, a especificação é bem clara: para tubulações internas deve ser até 15 metros, assim como nas tubulações externas deve ser de até 30 metros, em linha reta.
Na construção de uma residência todo o projeto elétrico inclui uma distribuição de caixas de passagem que são implementadas nas lajes. Essas caixas são para facilitar na hora de distribuir a fiação elétrica para tomadas, luzes de teto, etc. Caixas para embutir nas paredes, onde serão fixados interruptores ou tomadas, ou ambos.
Apesar de este tipo de carros existir para nos facilitar a vida, estas caixas acabam também por retirar maior proveito do motor do veículo e até melhorar os consumos, especialmente os sistemas mais recentes, como as caixa de dupla embraiagem, por exemplo. Pode começar por ler o manual de instruções do veículo.
Uma caixa automática, apesar de fazer as passagens das relações sozinha, ainda precisa de algum controlo por parte do condutor. Como tal, fique a conhecer as posições que pode encontrar na alavanca da mesma e a função de cada uma faz.
As caixas de passagem para CFTV foram desenvolvidas para dar melhor acabamento às instalações de câmeras de CFTV. Created with Sketch. Created with Sketch.
Como eliminar pulgas com bicarbonato?
Qual produto usar para limpar boneca?
Como eu faço para ter um brasão de família?
O que fazer com brócolis congelado?
Por que o cigarro amarela os dentes?
Quantos dias de repouso após cirurgia de fimose?
Como saber se taurino quer namorar?
Como desligar a ancoragem do celular?
O que tira a marca de mordida de criança?
O que é um vinho de qualidade?
O que faz um órgão ser compatível?
Quanto cobra uma agência de modelos?
Como criar um canal de televisão na internet?
Como consultar dívida em protesto?
Como montar um cronograma Excel?
Como é feita a venda de um imóvel com um contrato de gaveta?
O que é a felicidade para Freud?