A composteira funciona de forma bem simples. Basta que você junte todos os resíduos orgânicos produzidos pela sua família e coloque-os em caixas próprias para compostagem (ou direto no solo, caso você tenha espaço para isso) e cubra com material vegetal seco (serragem ou folhas secas).
Carnes, laticínios, gorduras, papel higiênico, fezes e frutas cítricas em excesso. Uma vez por semana ponha a comida na caixa de cima, sobreposta por serragem ou folhas secas. A caixa deve ser enchida ao longo de um mês. Quando a caixa de cima encher, troque-a de lugar com a do meio.
Listamos 5 passos simples para você começar a fazer compostagem doméstica:
A compostagem, conhecida como o processo de reciclagem do lixo orgânico, transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos.
Normalmente, o processo todo leva de 4 a 6 semanas, vai depender do tamanho da sua compostagem e também de outros fatores, como: quantidade de água, e/ou uso de materiais errados (carnes, ossos, peixes).
A compostagem, conhecida como o processo de reciclagem do lixo orgânico, transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos.
Podem ir para a composteira os restos de alimento além de folhas, serragem e estercos. Já o que não pode ir para a composteira são frutas cítricas, alho e cebola, carnes, nozes pretas, trigo e arroz.
Recomendamos que se use a serragem grossa, não a fina, a fim de manter a oxigenação no ambiente da composteira. A fina tende a se compactar, impossibilitado a circulação de ar no sistema, dificultando a decomposição dos resíduos orgânicos.
A compostagem, conhecida como o processo de reciclagem do lixo orgânico, transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos. O processo também contribui para a redução do aquecimento global.
Em espaços limitados e compactos, também é possível fazer compostagem. Neste caso, usa-se a composteira de minhocas. Ela é pequena e quase não produz odores. A composteria de minhocas funciona com três andares, que podem ser feitos com caixas ou baldes de plástico ou madeira, furados na base.
Você pode facilmente montar uma caixa de compostagem como se fossem blocos de construção. Isso é especialmente ideal se você está apenas aproveitando seu tempo e deixando que o processo de compostagem natural também demore.
Entenda o que é e como funciona a compostagem. A compostagem é um processo biológico onde microorganismos e animais invertebrados transformam matéria orgânica (frutas, cascas de ovo, fezes de herbívoros, restos de café etc) em uma substância homogênea, de cor castanha, com aspecto de terra e com cheiro de floresta: o adubo.
Veja essa ideia criativo de um recipiente para compostagem, usando rodas de bicicleta antigas como um quadro no qual envolve a tela de arame. Seus materiais de compostagem podem ser facilmente misturados e ficar bem soltos e aerados dessa maneira.
Fazer compostagem orgânica para as plantas em casa é solucionar 2 grandes problemas de uma vez só: alimentar as plantas com um fertilizante de 1º qualidade. Caixas de compostagem são muito fáceis de fazer em casa e abaixo deixo 13 ideias de diferentes materiais e tamanhos para que você possa escolher o mais conveniente para você e suas plantas.
Qual a função do hipocampo e sua localização?
Qual o ar condicionado mais econômico e silencioso?
Qual a diferença entre ação e reação é Causa e Efeito?
O que é preciso para abrir uma escola educação infantil?
O que significa alerta laranja para chuva?
Como é que se escreve Michael?
Como ativar indexação no Windows 10?
Quando e como surgiu o teatro?
Quem toma sertralina pode tomar ginseng?
Quanto custa o Cento de cremosinho?
O que é a função CarPlay do iPhone?
Quais as principais complicações em caso de recém nascido com fenda palatina?