A antecipação de recebíveis do cartão de crédito acontece quando o empresário solicita a instituição financeira ou a administradora da máquina de cartão para adiantar o recebimento do valor das vendas feitas por cartão de crédito, à vista ou parceladas, descontando do valor uma taxa referente a operação.
Antecipação de recebíveis é um recurso financeiro que permite o adiantamento do recebimento de valores futuros. Ou seja, receber antecipadamente por vendas que foram fechadas em parcelas, à prazo, com cheques, carnês e duplicatas. Tudo isso antes do cliente ser cobrado.
Por exemplo: Se você antecipar uma parcela que tem vencimento de 30 dias, você vai pagar X% multiplicado por 1, porque a antecipação foi de apenas um mês. Para uma parcela com vencimento em 60 dias, a taxa será X% x 2, porque a antecipação foi de dois meses.
A antecipação de recebíveis é um recurso financeiro que permite às empresas receberem valores antes do prazo previsto, utilizando-se legalmente de empresas especializadas neste tipo de operação, ou seja um adiantamento de recebíveis futuros.
Como contabilizar antecipação de cartão de crédito? A taxa cobrada em uma antecipação é calculada a juros simples e aplicada sobre o valor líquido da transação e é proporcional ao tempo em que a parcela está sendo antecipada. Essa taxa é mensal, mas o cálculo é feito com taxa diária (taxa mensal/30).
Tradicionalmente, a antecipação de recebíveis é feita por instituições financeiras como bancos, factorings (empresas de fomento mercantil), fundos de investimentos em direitos creditórios (Fidc) e adquirentes de cartão de crédito como a Cielo, a Rede ou a GetNet.
Como calcular a antecipação do empréstimo consignado? Para calcular a quitação antecipada é preciso ver as parcelas que ainda faltam para liquidar o contrato sem a cobrança dos juros futuros. Assim, a dívida é trazida para o momento presente e os descontos serão proporcionais ao prazo e juros cobrados.
Os recebíveis são as quantias que os comerciantes ainda receberão, seja por realizar uma venda parcelada, seja devido ao período entre o pagamento a vista do cartão e recebimento do valor. De acordo com o Banco Central, esta novidade deve beneficiar, especialmente, as micro e pequenas empresas.
A operação de antecipação de recebíveis de cartão de crédito varia conforme o banco ou empresa. Veja um resumo das principais opções disponíveis: O serviço pode ser solicitado até às 14h pelo empresário, que receberá o dinheiro no mesmo dia. Após este horário, a quantia cai na conta no dia seguinte.
A taxa cobrada pela Cielo depende do prazo das parcelas, do segmento e do valor a ser antecipado, mas as taxas de antecipação podem variar, partindo de 3,25%. No site do Itaú é possível fazer a antecipação de vendas parceladas no cartão de crédito de forma automática ou manual.
A antecipação pode ser feita pelo app, site ou pelo telefone de atendimento da administradora da sua máquina de cartão. O adiantamento de crédito tem um custo. Geralmente esse custo é uma porcentagem do valor do pagamento.
No site do Itaú é possível fazer a antecipação de vendas parceladas no cartão de crédito de forma automática ou manual. Ao escolher a opção, o sistema ajusta o valor automaticamente. São cobrados IOF e encargos que são descontados no valor antecipado.
O que acontece se um policial perder a arma particular?
O que é anúncio publicitário institucional?
Qual dia da semana acender vela para ciganos?
É normal querer atenção toda hora?
Qual é o cigarro mais caro do mundo?
Qual a importância da informação em saúde?
Como a bactéria Helicobacter pylori é transmitida?
Quais as práticas conservacionistas para controlar a erosão?
Qual a diferença entre compressor e motor?
Qual é a importância da tecnologia para a sociedade?
Qual tipo sanguíneo não pode ter filho?
Qual a relação entre alfabetização e letramento?
Qual a diferença do Balanço Patrimonial e DRE?