Caso seja necessário frear em uma curva, o mais importante é não parar nem desacelerar mais rapidamente do que preciso. Acione os dois freios suavemente para diminuir a velocidade conforme você faz a curva, e se possível, tente trazer a motocicleta para a posição mais vertical possível.
Como frear a moto em condições normais?
FREIE ANTES: Frear durante a curva pode tirar o veículo da faixa de rolamento ou até mesmo travar as rodas. Caso seja preciso frear durante a curva, pise levemente no pedal. Do contrário, o pneu do veículo perde a aderência no asfalto devido à força centrífuga, que tende jogar o carro para fora da pista.
Em uma frenagem deve-se utilizar ambos os freios, iniciando pelo acionamento do freio traseiro, que dará estabilidade à frenagem da moto. Logo em seguida o freio dianteiro deve ser acionado e mantido como o principal freio durante toda a frenagem.
50/50 e 70/30 são meras "aproximações" que querem dizer mais ou menos isso: em motos custom, freie utilizando a mesma intensidade em ambas as rodas e em outros tipos de moto, utilize duas vezes mais intensidade na roda dianteira que na traseira.
Use 70% da força no manete de freio dianteiro, não desengate a marcha nem aperte a embreagem para que o freio motor ajude a parar a moto. Use também o freio traseiro, acionado no pedal, mas com parcimônia para não derrapar.
Porém, ao se acionar os freios de um carro numa curva, corre-se o risco de perder a aderência dos pneus com o solo. Se isso acontece, a força centrífuga que age sobre o veículo tende a joga-lo para fora da pista causando um acidente.
Leve em conta que você deverá fazer a curva pisando levemente no acelerador, o que aumenta a aderência do seu carro. Ao frear na curva, seu carro perde a aderência ao solo porque a força centrífuga tende a jogá-lo para fora da pista.
Também pode haver aquecimento das peças, gerando o indesejável barulho metálico. A dica ao trocar pastilhas e discos é sempre limpar e lubrificar os pinos das pinças para evitar travamentos.
Mas lembre-se que ele não deve ser utilizado para fazer a curva, apenas para ajudá-lo a distribuir o peso e a inclinar o corpo na direção correta. A manobra deve dar a impressão de que você está empurrando a moto para baixo enquanto o movimento dela realiza a distribuição do seu peso durante a curva.
Reduza a velocidade ao se aproximar da curva. Solte o acelerador e acione suavemente o freio, se necessário. Antes de iniciar a curva, você deve estar na velocidade recomendada para ela ou em uma velocidade na qual se sentirá seguro.
A proporção 70/30 de frenagem que citei no item 1 pode mudar ligeiramente de acordo com o tipo de moto que você está conduzindo.
Mantenha o acelerador constante. Soltar o acelerador no meio da curva não é recomendável e é um grande indicador que você entrou rápido demais na curva. Em vez de fazer isso, pressione levemente o freio traseiro, fazendo a moto entrar um pouco mais na curva em vez de voltar para a posição normal.
O que é bom para cólica intestinal?
Como escreve mil e cinquenta reais?
Como tirar mancha de álcool em gel?
Quanto tempo o Corinthians não ganha do Palmeiras?
Quanto tá custando o Moto G10?
Qual a pena para o crime de uso de documento falso?
Onde é julgado o mandado de segurança?
O que precisa de material escolar para o 7 ano?
O que é retórica * sua resposta?
Precisa de certificado digital para emitir nota fiscal MEI?
Como aplicar a sustentabilidade social?
O que fazer em um domingo com a família?