A ação do governo prussiano, encabeçado por Guilherme I e Otto von Bismarck, fez com que a Prússia travasse três guerras em um período de sete anos. As vitórias prussianas nesses conflitos promoveram a unificação da região e o surgimento do Império Alemão.
Bismarck entrou para a história como o grande nome da unificação alemã. Todos os seus esforços foram no sentido de criar um só país. Internamente, fez alianças com a burguesia industrial e os grandes proprietários de terra. No exterior, apostou na estratégia do confronto militar.
Em 1848, ocorreram nos Estados italianos e alemães, rebeliões de cunho nacionalista e unificador. ... O significado mais profundo dos processos de unificação da Itália e da Alemanha foi, sem dúvida, o rompimento de obstáculos feudais, que impediam o desenvolvimento das forças capitalistas nessas regiões.
O nacionalismo alemão, como o promovido por Herder e Immanuel Kant era romântico na natureza, que foi baseado nos princípios de autodeterminação coletiva, unificação territorial e identidade cultural, e um programa político e cultural para alcançar esses fins.
O Zollverein proporcionou à região um grande crescimento industrial e integração dos Estados, principalmente com o desenvolvimento de uma rede ferroviária interligando as diversas regiões do território germânico.
Zollverein foi a aliança aduaneira que teve como meta a liberdade alfandegária para os 39 estados alemães, o que favoreceu a liberdade entre as suas fronteiras internas facilitando assim o maior comércio e uma maior estrutura para os processos industriais, excluindo o Império Austríaco, que era rival do Reino da ...
1871
É neste contexto que se dá a unificação da Itália, em 1870, e da Alemanha, em 1871. O movimento de unificação de Itália (1840-1860) foi desencadeado pela revolução de 1848-1849. O grande objetivo desta revolução patriótica era, essencialmente, expulsar os austríacos do Norte e estabelecer um estado italiano coeso.
A Unificação Alemã criou uma das grandes potências do mundo e acirrou as disputas econômicas na Europa. Os exercícios abaixo servem para você conhecer mais sobre o assunto.
O projeto de unificação da Alemanha ganhou força a partir de 1857, quando Guilherme I assumiu o trono prussiano depois do afastamento do rei, Frederico Guilherme IV, em razão de uma doença cerebral.
Isso porque, o território alemão, na segunda metade do século XIX, correspondia a pequenos reinos e ducados. Dessa forma, possuíam a mesma raiz cultural, porém, com lideranças políticas diferentes. Assim, a unificação alemã veio para conectar os territórios estabelecendo assim o Império Alemão.
A unificação política da Alemanha (1870-1871) teve como consequências: A - a ruptura do equilíbrio europeu, o revanchismo francês, a revolução industrial alemã e política de alianças. B - enfraquecimento da Alemanha e miséria de grande parte dos habitantes do sul, responsável pela onda migratória do final do século XIX.
Quais fatores influenciam na sobrecarga de músculos e articulações?
Quais são os tipos jurídicos mais comuns de organização de empresas?
Como digitalizar identidade frente e verso no celular?
São fases da modalidade de concorrência no processo de licitação?
Quem faz distrato tem direito a Seguro-desemprego?
Quanto tempo o queijo pode ficar na geladeira?
Como os sentimentos afetam os órgãos?
Quais os produtos que contêm látex?
Qual é o melhor investimento para quem quer começar com R$ 5000?
O que é o método de ensino intuitivo?
Quanto tempo pode durar uma liminar?
Qual cerveja não tem carboidrato?