A formação do Estado Absolutista Francês, ou da Monarquia Nacional Francesa, está ligada à ascensão da defesa do modelo do absolutismo na França, cujo principal arquiteto foi Armand Jean Du Plessis, o Cardeal Richelieu (1585-1642). Richelieu tornou-se ministro da França em 1624, nomeado pela rainha Maria de Médice.
Somente no século XII, ainda durante a dinastia capetíngia, o processo de centralização política francês foi iniciado pelo rei Filipe II. ... No ano de 1302, a assembléia dos Estados Gerais – composta pelo clero, a nobreza e os comerciantes – foi criada com o intuito de reafirmar a ação política do rei.
Fortalecimento do poder real
A Guerra dos Cem Anos, conflito que opôs França e Inglaterra entre 1337 e 1453, contribuiu para a consolidação do poder do monarca francês, na medida em que garantiu um dos elementos centrais da formação do Estado-Nação moderno: a constituição de um exército permanente.
A Inglaterra teve seu processo de centralização política iniciado a partir da Baixa Idade Média, momento em que a Bretanha estava politicamente dividida em quatro reinos distintos. Sob o comando do rei Henrique II, o processo de unificação territorial foi iniciado com relativa eficácia durante o século XII.
A Inglaterra é o território mais extenso e mais povoado do Reino Unido. Habitada por povos celtas desde o século X a.C., a Inglaterra foi colonizada pelos Romanos entre 43 d.C. e princípios do século V.
36 curiosidades que você vai gostar
ORIGEM DA LÍNGUA INGLESA
A língua inglesa tem sua origem ligada aos diferentes povos que ocuparam a região da Grã-Bretanha. O arquipélago que chamamos hoje de Ilhas britânicas começou a ser ocupado por volta de 700 a.c, pelos celtas. Posteriormente foi dominado pelos Romanos e na baixa Idade Média pelos saxões.
Através de conflitos, guerras e auto intitulações, reis surgiram e tomaram posse de terras maiores que feudos, centralizando a administração delas na família real e fazendo dessas terras Estados nacionais, com uma moeda própria, força armada, comércio independente e outros elementos que formam uma monarquia nacional.
Depois de que a França aboliu o estado republicano que existia nela, a monarquia foi restaurada, e instituído um trono imperial com a Casa de Bonaparte, sendo a soberana do país; A França também teve mais de uma família soberana que ocupou o trono real no país.
A monarquia surgiu na Europa da Idade Média, sendo que o poder absoluto ficava nas mãos de um rei ou imperador. Está figura só deixava a posição quando morria, sendo substituído pelo filho mais velho. No começo, era comum todo o poder estar nas mãos do rei, que decidia sobre todos os acontecimentos de um país.
No dia 10 de Agosto de 1792, os parisienses, liderados por um grupo de revolucionários conhecidos como sans-culottes, tomaram o palácio das Tulherias, onde vivia a família real, e nesse momento, a monarquia francesa acabava de vez, dando lugar à república, proclamada no dia 21 de Setembro.
Luís XVI da França (1754-1793) foi rei da França e duque de Berry. Foi o último rei da França antes da Revolução Francesa. Durante a revolução o rei e a rainha foram guilhotinados.
Principais características das Monarquias Nacionais
As monarquias nacionais estabeleciam, como uma das primeiras medidas de sua criação, a existência de idiomas comuns, um sistema monetário unificado, impostos e sistemas métricos únicos definidos pelo rei e uma administração pública comum a todo o território.
Vertentes da Igreja protestante (calvinista, luterana, entre outras) foram fundadas a partir do século XVI. A fragmentação do poder, característica do mundo feudal, foi substituída pela concentração do poder político nas mãos do rei, o que levou à formação das monarquias centralizadas.
A história do idioma Inglês começou quando três tribos germânicas invadiram a Grã-Bretanha durante o século 5. Essas tribos, os anglos, os saxões e os jutos, atravessaram o Mar do Norte, onde hoje é a Dinamarca e norte da Alemanha. Naquele tempo, os habitantes da Grã-Bretanha falavam a língua celta.
Onde tudo começou
De acordo com a Encyclopedia Britannica, a língua inglesa decolou com a invasão à Grã-Bretanha durante o século V. Três tribos germânicas (jutos, anglos e saxões) estavam buscando novas terras para conquistar e encontraram áreas férteis na Grã-Bretanha.
A origem da língua inglesa está – adivinha, adivinha – na atual Inglaterra e na chegada de tribos Anglo-Saxões vindas da Europa Central para as Ilhas Britânicas em 400 d.C. Sua língua, agora conhecida como “Inglês Antigo“, foi rapidamente adotada como a língua comum desta região relativamente remota da Europa.
A monarquia centralizada procurou consolidar o poder político dos reis. O objetivo da monarquia centralizada era consolidar o poder político dos reis e subir acima dos senhores feudais, sem modificar as características básicas da sociedade feudal.
O processo de formação das monarquias nacionais européias remonta uma série de mudanças que se iniciaram durante a Baixa Idade Média. ... Nesse sentido, a constituição das monarquias pode ser compreendida enquanto um processo que conseguiu atender simultaneamente os interesses dos nobres e dos burgueses.
O crescimento demográfico, o surgimento da burguesia e o desenvolvimento do comércio, a partir da expansão das rotas marítimas, fizeram com que o modelo feudal já não funcionasse como antes. Desta maneira, o novo desenvolvimento econômico precisava de outro modelo político.
Características da monarquia
As monarquias, em geral, têm no monarca a sua principal figura política, mas o nome desse varia de país para país, podendo ser chamado de rei/rainha, imperador/imperatriz, grão-duque/grã-duquesa, co-príncipe, Emir, Sultão etc.
O Estado nacional é também chamado de Estado-Nação, leva em consideração as pessoas que vivem no território e que possuem características singulares segundo a sua identidade (língua, religião, moeda, hino do país etc.) cultural, histórica, étnica, colocadas em prática dentro do estado.
As monarquias nacionais centralizaram o poder político na figura de um rei. No decorrer da Idade Média, a figura política do rei era bem distante daquela que usualmente costumamos imaginar. O poder local dos senhores feudais não se submetia a um conjunto de leis impostas pela autoridade real.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Emmanuel Jean-Michel Frédéric Macron (Amiens, 21 de dezembro de 1977) é um político, funcionário público e banqueiro francês, atual presidente do seu país.
Napoleão foi vencido em Leipzig em 1813, o que precipitou a queda do império. Abdicou em 1814 e foi desterrado para a ilha de Elba, enquanto Luís XVIII, irmão de Luís XVI, ocupava o trono. A revolução voltava, pelo menos formalmente, ao ponto de partida, com a restauração da monarquia constitucional.
O que posso perguntar para a Cortana?
Como empreender no ramo do agronegócio?
Quanto ganha um perito agrônomo?
O que é preciso para ser um operador de caixa?
Quanto ganha um perito criminal no Canadá?
Como ser protagonista da sua própria história?
O que precisa para ser avaliador da Caixa?
O que faz um operador de escavadeira hidráulica?
Como posso ser patrocinada por uma loja de roupas?
O que é ser patrocinador de sorteio no Instagram?
Quanto ganha um professor de redação?
Como deve ser feito as observações do recém-nascido de alto risco?
O que significa ser orientado para resultados?
O que é ser professor a distância?
Como interpretar exame hepatite B?
Quanto ganha um perito judicial farmacêutico?
O que fazer para ser o melhor vendedor do mundo?