O Dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto, foi criado com o objetivo de incentivar estudos para preservar o acervo do folclore brasileiro. Em 22 de agosto, é comemorado o Dia do Folclore. Personagens como o saci-pererê e o curupira fazem parte do folclore brasileiro.
O interesse pelo folclore nasceu no fim do século XVIII, quando estudiosos como os Irmãos Grimm e Herder iniciaram pesquisas sobre a poesia tradicional na Alemanha e "descobriu-se" a cultura popular como oposta à cultura erudita cultivada pelas elites e pelas instituições oficiais.
Data foi instituída no Brasil em 1965
O Dia do Folclore é comemorado mundialmente em 22 de agosto. A data tem o propósito de valorizar e mostrar a importância de todas as manifestações que caracterizam a cultura popular de um país, como as lendas, canções, mitos, danças, artesanatos, brincadeiras, entre outros.
O Dia do Folclore é festejado a 22 de agosto porque foi nessa data, em 1846, que o inglês William John Thoms lançou a palavra "folclore", composta por duas expressões: "folk" --do inglês, significando "povo", e "lore", significando "estudo" ou "aquilo que faz o folk".
O Dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto, foi criado com o objetivo de incentivar estudos para preservar o acervo do folclore brasileiro. Em 22 de agosto, é comemorado o Dia do Folclore. Personagens como o saci-pererê e o curupira fazem parte do folclore brasileiro.
37 curiosidades que você vai gostar
O Folclore no Brasil
Tal oficialização ocorreu em virtude da grande massa de estudos sobre cultura popular que já havia no país desde o século XIX. Entre os estudiosos desse tema, destacaram-se nomes como o de Mário de Andrade e de Câmara Cascudo.
As lendas e mitos brasileiras possuem origem na mitologia dos índios nativos, em conjunto com os mitos trazidos da Europa pelos portugueses e da África pelos negros. A mescla de diferentes culturas permitiram produzir mitos únicos, mas também é possível observar diversos elementos comuns com mitos de outros povos.
No país, as danças folclóricas surgiram da fusão das culturas europeia, indígena e africana. Elas são celebradas em festas populares caracterizadas por músicas, figurinos e cenários representativos.
Principais danças folclóricas do Brasil. Estilo musical caracterizado por elementos da cultura afro-brasileira. Surgiu no estado da Bahia, no século XIX. É uma variante mais tradicional do samba.
As danças folclóricas representam um conjunto de danças sociais, peculiares de cada estado brasileiro, oriundas de antigos rituais mágicos e religiosos. As danças folclóricas possuem diversas funções como a comemoração de datas religiosas, homenagens, agradecimentos, saudações às forças espirituais, etc.
A cultura popular brasileira é rica em danças folclóricas que são caracterizadas pelas características culturais de cada região.Samba de Roda.Maracatu.Frevo.Baião.Catira.Quadrilha.
O termo foi criado em 1846, pelo arqueólogo inglês William John Thoms, estudioso da cultura popular, que uniu as palavras “folk”, que em português significa povo, popular e “lore”, cultura, saber. Em agosto de 1965, a data, que é celebrada em todo o mundo, passou a fazer parte do calendário brasileiro.
Na década de 1940, Cascudo publicou mais três obras importantes: Antologia do folclore brasileiro (1943), Geografia dos mitos brasileiros (1947) e Os holandeses no Rio Grande do Norte (1949). Na década de 1950, seu trabalho mais lido e comentado veio a público, o famoso Dicionário do folclore Brasileiro (1951).
O Saci Pererê é, sem dúvida nenhuma, o personagem de maior destaque do nosso folclore. Em 2005, foi criado o Dia do Saci, que é comemorado em 31 de Outubro. A lenda originou-se entre as tribos indígenas do Sul do país. O Saci, inicialmente, era retratado como um curumim endiabrado.
O folclore é algo de grande importância para um país porque, por meio dele, mantém-se a identidade cultural, passada e vivenciada de geração a geração. O folclore pode ser transmitido de várias formas: oral, escrita ou encenada, ou seja, contando ou escrevendo histórias, dançando, cantando ou representando.
As lendas são narrativas de origem popular, criadas e transmitidas oralmente. São produções que nascem da imaginação coletiva de um grupo de pessoas ou de um povo. Por meio destas histórias, expressam-se fantasias, medos, dúvidas e incompreensões.
O folclore era visto como elemento de compreensão entre os povos, incentivando o respeito pelas diferenças e permitindo a construção de identidades diferenciadas.
Monteiro Lobato por meio das suas obras também ajudou a propagar lendas e mitos do Brasil. Além de criar personalidades, Lobato foi responsável por popularizar personagens do folclore para suas histórias, enriquecendo e ressaltando a cultura nacional.
As tramas dos escritores Christopher Kastensmidt, Samir Machado de Machado e Enéias Tavares seguem uma vertente cada vez mais em voga do romance de época nacional: misturar História e ficção fantástica, dando destaque a elementos do folclore nacional.
É um consenso entre os estudiosos do assunto que danças, festas, lendas, jogos e personagens que compõem o folclore do Brasil são de origem europeia, portuguesa sobretudo, e também indígena e africana. Sendo assim, houve uma fusão de elementos de diferentes culturas.
Extremamente rico, nosso folclore possui influências da cultura europeia, africana e indígena – um resultado da diversidade cultural aqui existente. Isso sem falar nos personagens folclóricos, como o Saci-Pererê, Curupira, Boitatá, Iara, entre outros.
Personagens do folclore brasileiroSaci-Pererê Acredita-se que o Saci-Pererê tem origem nas tribos indígenas da Região das Missões, no Sul do País. ... Cuca. ... Curupira. ... Lobisomem. ... Mula sem cabeça. ... Boto. ... Negrinho do Pastoreio. ... Iara ou Mãe d água.
A primeira menção que temos à lenda do curupira foi realizada por José de Anchieta, em 1560. Não se sabe exatamente quando surgiu a lenda do curupira, mas se sabe que ela é uma das mais antigas lendas brasileiras porque foi uma das primeiras a serem mencionadas pelos portugueses que se estabeleceram no Brasil.
Principais danças folclóricas do BrasilSamba de Roda. Estilo musical caracterizado por elementos da cultura afro-brasileira. ... Maracatu. O maracatu é um ritmo musical com dança típico da região pernambucana. ... Frevo. ... Baião. ... Catira. ... Quadrilha.
A seguir, veja 10 tipos de danças folclóricas que fazem o mundo todo mexer!Cumbia – Cartagena, Colômbia. ... Zaouli – Manfla, Costa do Marfim. ... Frevo – Olinda, Brasil. ... Kathakali – Kochi, Índia. ... Hopak – Kiev, Ucrânia. ... Footwork – Chicago, EUA. ... Valsa vienense – Viena, Áustria. ... Moshing – Washington D.C. , EUA.
Quais são os valores das apostas da Quina?
O que são direitos e garantias individuais e coletivos?
Como se adquire o parasita da solitária ou teníase?
Porque o Kaneki estalar os dedos?
O que representa a Árvore da Vida?
Qual é o objeto mais caro do mundo?
O que são fontes do direito internacional?
Como descongelar peixe no microondas Panasonic?
Quanto tempo leva para um homem amar?
Como fazer print screen e enviar por E-mail?
O que fazer quando o botão de ligar o celular afunda?
Quais são os exercícios de fortalecimento muscular?
Quantas horas de estudos por dia?
Qual é a cor dos olhos de Mila Kunis?
Porque o mascote do Milan e o Diabo?
Como consultar empresa de investimento?
Quais medidas devem ser tomadas para o correto atendimento e tratamento de pacientes intoxicados?