Para evitar uma revolução social no pós-independência, a elite mexicana assumiu o movimento emancipacionista, dando a ele um caráter mais conservador e menos popular. A guerra durou entre setembro de 1810 e setembro de 1821.
Esse episódio passou à história como o Grito de Dolores, marcou o início da luta pela Independência do México e transformou Miguel Hidalgo y Costilla no primeiro líder desse processo, à frente de milhares de indígenas e mestiços.
Contando com o apoio das tropas coloniais espanholas, a revolta foi controlada e Hidalgo foi preso e condenado à morte. No ano de 1812, o sacerdote José Maria Morelos organizou um novo levante popular onde os limites da nova ordem social defendida sofreram forte oposição de uma minoria detentora de posses e direitos.
No México, a primeira tentativa de independência ocorreu em 1810, sob liderança do padre Hidalgo, que pretendia ainda libertar os índios e combater os colonos espanhóis. O movimento autonomista assumiu um caráter popular, rural e indigenista, distinguindo-se dos demais na América Espanhola.
A luta pela Independência do México veio à tona na madrugada do dia 16 de setembro de 1810 quando o padre Miguel Hidalgo y Costilla passou a liderar um movimento em defesa do México.
O conquistador espanhol Hernán Cortés arrasou com a Civilização Asteca entre os anos de 15. A partir desse momento, o México passou a integrar o Vice-Reino da Nova Espanha. Sua independência foi proclamada em 18, já era uma república.
Miguel Hidalgo y Costilla
A figura central e principal instigador da independência do México foi Miguel Hidalgo y Costilla, padre na pequena paróquia de Dolores Hidalgo, Guanajuato.
José Maria Morelos y Pavón foi quem assumiu o movimento insurgente após a morte de Miguel Hidalgo. Ele foi responsável por organizar uma estratégia que isolaria a Cidade do México para que fosse promulgada a Independência no dia 6 de novembro de 1813.
Muitos dos criollos eram comerciantes e desejavam o livre comércio para o aumento dos lucros. Mesmo o que não estavam envolvidos com o comércio, lutaram pela emancipação em busca de maior poder político.
Guerra da Independência do México | |
---|---|
Independência da América Espanhola | |
Desfecho | Emancipação com relação à Espanha; Início do Primeiro Império Mexicano |
Situação | Encerrada |
Beligerantes |
O movimento pela independência do México teve início em 1810 e foi liderado, em seus primeiros momentos, por dois padres católicos: Miguel Hidalgo e José Maria Morelos. Em 16 de setembro de 1810 foi declarada a Independência do México. Porém, ela não foi aceita pela Espanha, que buscou reprimir o movimento, originando assim uma guerra.
O México conquistou sua independência em relação à Espanha em 1810. 1 Independência da América Espanhola 2 Independência do Brasil 3 México 4 Revolução Mexicana More ...
Para evitar uma revolução social no pós-independência, a elite mexicana assumiu o movimento emancipacionista, dando a ele um caráter mais conservador e menos popular. A guerra durou entre setembro de 1810 e setembro de 1821.
Por volta de 18 o México trava uma guerra com os Estados Unidos e acaba perdendo durante os confrontos vários territórios que eram localizados no norte do país, regiões que hoje são conhecidas como: Estados do Texas, Nevada, Califórnia, Utah e Novo México. Além dessa guerra o México acabou enfrentando outras, inclusive guerras civis.
Como pintar desenho com borra de café?
Como se constrói um humor no texto?
Como fazer um ábaco passo a passo?
Como se conta a prescrição de IPTU?
Como se conta o prazo de edital?
Como se constitui a identidade do professor?
Como calcular diária hospitalar?
Quanto ganha um professor de direito constitucional?
Como se classifica o produto da cultura permanente no momento da colheita ou produção?
Quem pode ser agente cultural?
Como Contar palavras no documento do Word?
O que quer dizer o programa beta atingiu o limite de participação?
Quantos movimentos respiratórios você faz em um minuto?
Quais as divisões de um texto?
Qual faculdade não precisa de estágio?
Como são construídos os indicadores sociais?