É a Solon que devemos a noção de democracia (em grego, daimos = povo e kratia = governo, formando então, governo do povo). ... Na época em que ele ascendeu como líder, Atenas era dominada por uma aristocracia hereditária, cujos integrantes eram chamados de eupátridas.
C.) o governador anistiou as dívidas dos camponeses, proibiu a escravidão por dívida, aboliu a hipoteca sobre pessoas e bens, libertou os pequenos proprietários que se encontravam escravizados, e impôs limites à extensão das propriedades agrárias, diminuindo os poderes e arbitrariedades da nobreza.
Na sua reforma, Sólon proibiu a hipoteca da terra e a escravidão por endividamento através da chamada lei Seisachtheia; dividiu a sociedade pelo critério censitário (pela renda anual) e criou um tribunal de justiça, a helieia.
Sólon (possivelmente entre -638 e -558 a.C.) foi um aristocrata, poeta e estadista grego, um dos representantes máximos da cultura de Atenas.
Tirania (do grego τύραννος, "týrannos" , líder ilegítimo) era uma forma de governo usada em situações excepcionais na Grécia em alternativa à democracia. Nela, o chefe governava com poder ilimitado, embora sem perder de vista que deveria representar a vontade do povo.
O reformulador das leis ateniense e considerado o pai da democracia foi o político grego Clístenes.
Dentre as reformas propostas por Sólon (594 – 591 a.C.) encontramos o regime censitário. Essa proposta condiciona a participação política à renda do cidadão. ... e) Consolidou-se o monopólio político dos eupátridas, estabelecendo que as altas magistraturas e os car- gos da administração seriam privativos dessa clas- se.
Em 594 a.C., o arconte Sólon estabeleceu um conjunto mais significativo de transformações. Primeiramente, Sólon decretou o fim da escravidão por dívidas e a libertação de todo ateniense que fosse alvo dessa prática.
As reformas de Drácon, contudo, não diminuíram as tensões em Atenas, na medida em que estas eram de cunho econômico e político, e não jurídico. Drácon nada fez para aliviar a escravidão por dívidas e a exploração dos trabalhadores e pequenos lavradores (os “sem berço”) pela classe privilegiada dos eupátridas.
565 a.C. Clístenes (em grego: Κλεισθένης, translit. Kleisthénês; Atenas, 565 a.C. — Atenas, 492 a.C.) foi um político grego antigo, que levou adiante a obra de Sólon e, como este último, é considerado um dos pais da democracia.
Pode colocar sal na água da piscina?
Como sair do ban do Free Fire?
Como pedir a Deus o ex de volta?
O que tira cola de poliuretano?
Qual o valor do prêmio da Lotofácil?
Como tirar o cabeçalho de algumas páginas?
Como funciona a forma de pagamento do Pravaler?
Como trazer dinheiro do exterior para o Brasil legalmente?
Como mudar o proprietário do Chrome Book?
Como funciona o financiamento de moto Yamaha?
Quais são os carros financiados pelo Pronaf?
Qual a origem dos recursos financeiros para financiamento do SUS?
Como tirar a mensagem que o Office não é original?
Quanto tempo demora o processo de financiamento do Banco do Brasil?