O arquipélago de Fernando de Noronha tem origem vulcânica. Entre 12 milhões e 1,5 milhão de anos atrás, ele foi palco de sucessivas e distintas explosões de lava que construíram uma montanha submarina de material magmático.
É constituído de rochas do alto de um monte vulcânico que faz parte da cadeia homônima desenvolvida numa zona de fraturas oceânicas orientadas a E-W. Tem cerca de 18,4 km², 90% dos quais na ilha principal que lhe dá o nome. ... As rochas são vulcânicas e subvulcânicas fortemente alcalinas e subsaturadas.
Penetrando nas fraturas reativadas dessa zona no oceano, com o deslizamento da placa formou-se uma cadeia vulcânica, em cuja extremidade está o Arquipélago de Fernando de Noronha.
Localizado no estado de Pernambuco, o arquipélago de Fernando de Noronha é resultado de uma série de erupções vulcânicas e surgiu a cerca de 12 milhões de anos atrás. As belezas das ilhas que formam o arquipélago, foram descobertas no dia 10 de agosto de 1503, durante uma expedição marítima.
Para que as ilhas de Fernando de Noronha desenvolvessem cobertura vegetal, ao longo dos anos, foi necessário que ocorresse erosão sedimentar nas rochas vulcânicas. A erosão sedimentar consiste no processo de desgaste das rochas e do solo provocado por agentes externos.
Durante a erupção vulcânica podem ser expelidos vários tipos de materiais, em diferentes estados físicos: gases, piroclastos e lava. ... - A lava, por sua vez, consiste num material rochoso, resultante de magma parcialmente desgaseificado.
Atualmente Fernando de Noronha constitui um distrito estadual de Pernambuco, e é gerida por um administrador-geral designado pelo governo do estado.
Fernando de Noronha foi incorporada ao Estado de Pernambuco em 1988, como um dos seus Distritos Estaduais, e no mesmo momento foi criado o Parque Nacional Marítimo de Fernando de Noronha, englobando 70% da área do arquipélago composto por 21 ilhas, ilhotas e rochedos, o que ajudou a preservar boa parte do seu patrimônio natural primitivo ...
Para quem viaja com crianças e gostaria de encontrar as praias com mar tranquilo e transparente, setembro é unanimemente considerado o melhor mês para visitar Fernando de Noronha. A segunda metade de agosto ou o mês de outubro são igualmente bons.
Em Setembro de 1700, Fernando de Noronha tornou a ilha como uma dependência de Pernambuco. Em 1736 o local foi invadido pelos franceses que foram expulsos pelos portugueses após um ano de conflito.
E que a UNESCO mantém o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha na lista de locais classificados como Património da Humanidade no Brasil. Em suma, não há dúvida de que a paisagem de Fernando de Noronha, tanto à superfície como debaixo de água, continua a ser deslumbrante e a valer, por si só, a curta viagem de avião desde Recife.
Como posso aprender etiqueta profissional?
O que a Bíblia fala sobre amar o irmão?
Quais são os cursos da Fundação Bradesco?
Quando e onde surgiram os blocos carnavalescos?
Como vai ser o julgamento de Deus?
O que é julgamento em segunda instância?
Como são organizados os sistemas ofensivos no handebol?
Como melhorar o ambiente de trabalho na enfermagem?
Como são filhos de Maria Padilha das Almas?
O que se entende por xenofobia?
Quais são os exercícios aeróbicos e anaeróbicos?
Como funciona o laser para remover tatuagem?