Apesar de tanta briga, os resultados da campanha de Oswaldo Cruz são incontestáveis: em 1903, a febre amarela causou a morte de 469 pessoas. Um ano depois, os números caíram para 39 óbitos, segundo informações do Acervo Estadão. Em 1907, a doença estava oficialmente erradicada do Rio de Janeiro.
No entanto, Oswaldo Cruz acreditava em uma nova teoria: o transmissor da febre amarela era um mosquito. Assim, suspendeu as desinfecções, método tradicional no combate à moléstia, e implantou medidas sanitárias com brigadas que percorreram casas, jardins, quintais e ruas, para eliminar focos de insetos.
A primeira referência à febre amarela no Brasil data de 1685, com a ocorrência de surto em quatro urbes da Capitania de Pernambuco: Recife, Olinda, Ilha de Itamaracá e Goiana. O vírus da febre amarela e o Aedes aegypti vieram juntos de África, nos navios negreiros.
Em 1936, o médico sul-africano Max Theiler (1899-1972) concluiu o desenvolvimento de uma vacina contra a febre amarela nos laboratórios da Divisão Internacional de Saúde (IHD) da Fundação Rockefeller, em Nova York, com uma versão atenuada do vírus já reconhecido como agente causador da doença.
Além disso, devem ser tomadas medidas de proteção individual, como a vacinação contra a febre amarela, especialmente para aqueles que moram ou vão viajar para áreas com indícios da doença. Outras medidas preventivas são o uso de repelente de insetos, mosquiteiros e roupas que cubram todo o corpo.
O Ministério da Saúde está preocupado com o controle vetorial urbano – na medida em que a febre amarela já havia sido debelada desde a década de 40 do século passado. Seria fundamental que a população percebesse a importância de evitar a proliferação de criadouros de mosquitos em ambientes urbanos!
Em 1903, ao ser nomeado diretor geral de saúde pública, Oswaldo Cruz liderou campanhas para exterminar os agentes transmissores da peste bubônica e da febre amarela.
Para combater a epidemia de peste bubônica, empreendeu uma série de medidas que incluíram o isolamento de doentes, notificação compulsória de casos positivos, captura de vetores, além de uma larga campanha de saneamento, que reduziu a incidência de ratos (cujas pulgas transmitiam a peste).
A primeira epidemia que atingiu o Brasil foi a de febre amarela, com um grande surto no Rio de Janeiro em 1850. Em 1889, grande parte da zona cafeicultora paulista também foi afetada pela doença, que, além da febre e da pele amarela, causa calafrios, dores musculares e pode levar à morte.
Ao picar um macaco ou uma pessoa doente por febre amarela o mosquito adquire o vírus e depois de alguns dias, quando picar outros macacos ou humanos, transmitirá a doença.
Qual o valor de um curso de Teologia?
Quais os tipos de acesso vascular para hemodiálise?
Quais os benefícios do Ofolato D?
Quantos cigarros uma pessoa fuma por dia?
Qual é a temperatura do planeta Urano?
Como tirar listras do celular?
Como ver se tenho dinheiro para receber?
Como pintar um chapéu de palha?
Quantos comprimidos de AAS devo tomar por dia?
Quanto custa um curso de detetive?
Por quê ou por que quando usar?
Pode tomar duas vacinas diferentes no mesmo dia?
Como limpar o cache do meu celular?
O que não fazer com o botijão de gás?
Quantos CACs existem no Brasil 2021?
Qual o valor máximo de empréstimo para aposentados com salário mínimo 2021?