Viviam em quase todo o território nacional entre 50 mil e 2,5 mil anos. Ocupavam do Sul ao Nordeste, habitavam cavernas e a floresta, usavam arcos e flechas, boleadeiras e bumerangues feitos de pedra. Alimentavam-se de carne de caça de pequenos animais, peixes, moluscos e frutos.
A Pré-História é, basicamente, dividida entre Paleolítico, Mesolítico (período intermediário) e Neolítico. Nesses períodos, acompanhamos o desenvolvimento dos hominídeos com a elaboração de novas ferramentas, além do surgimento do homo sapiens sapiens, há cerca de 300 mil anos.
A Pré-História foi o período do surgimento e desenvolvimento dos primeiros humanos na Terra. Para sobreviver às intemperes da natureza, eles tiveram que se adaptar ao meio ambiente. ... Com o passar do tempo, a relação entre ser humano e natureza mudou, pois a humanidade começou a dominar e explorar a natureza.
Foi ali que se achou o mais antigo fóssil das Américas. Trata-se do crânio feminino que existiu há cerca de 11.500 anos. Pesquisas desenvolvidas a partir desse fóssil (apelidado de Luzia) abriram portas para novas teorias sobre o processo de ocupação do continente.
Os primeiros habitantes do país eram caçadores e agricultores. Eles moravam em cavernas e na própria floresta, e manuseavam arcos e flechas feitos de pedra. Além disso, alimentavam-se de peixes, animais e frutos. Os povos que viviam na costa brasileira também alimentavam-se de vários frutos do mar.
17 curiosidades que você vai gostar
Eram caçadores e coletores, o que os fazia nômades, em busca constante de fontes de alimento. Seu modo de vida impunha a existência de um grupo pequeno. Assim que aperfeiçoaram o fabrico de peças para a caça, feitas a partir de pedra e ossos de animais, conseguiram também desenvolver maneiras de resistir ao frio.
Viviam em quase todo o território nacional entre 50 mil e 2,5 mil anos. Ocupavam do Sul ao Nordeste, habitavam cavernas e a floresta, usavam arcos e flechas, boleadeiras e bumerangues feitos de pedra. Alimentavam-se de carne de caça de pequenos animais, peixes, moluscos e frutos.
História Geral
Os primeiros seres humanos eram nômades e estavam em constante deslocamento, fugindo das intempéries da natureza ou de animais selvagens, como também em busca de espaço que pudesse fornecer alimentos ou proteção para o momento. A principal transformação ocorrida nesse período foi a descoberta do fogo.
Proposital, sistemática e utilizada para um determinado fim, as técnicas desenvolvidas na pré-história vão desde o domínio do fogo à invenção da roda e até mesmo à fundição de metais, que possibilitaram a sobrevivência dos homens na Terra.
Vale ressaltar que há grandes descobertas ao longo da história que vão desde a descoberta do fogo, passando pela criação da roda e invenção da escrita, até a descoberta do DNA e criação da internet.
Pré-história
O período pré-histórico durou aproximadamente 5 milhões de anos. Ele tem início com os primeiros registros históricos e se estende até aproximadamente 4000 a.C. Existem estudiosos que não usam o termo Pré-História. Eles optam por denominar essa época de história dos povos pré-letrados ou povos ágrafos.
O Paleolítico é marcado pelas condições rústicas em que os hominídeos sobreviviam. Primeiramente, essa sobrevivência dependia da caça de animais e da coleta de frutos e raízes na natureza. Esse estilo de vida baseado na caça, pesca e coleta significa que o homem era nômade, isto é, mudava-se sempre de lugar.
“A história tem como principal objeto de estudo as sociedades que possuem ou possuíram a escrita, enquanto os pré-historiadores se dedicam a obter informações sobre os grupos humanos que não sabiam escrever”, afirma a arqueóloga Marisa Afonso, da USP.
Ela se divide em três períodos: Paleolítico – Idade da Pedra Lascada – 600 mil a 10 mil anos a.C. Neolítico – Idade da Pedra Polida - 10 mil a 5 mil anos a.C. · Idade dos Metais – 5 mil a 4 mil anos a.C.
As principais características do Neolítico são: sedentarização, produção agrícola, uso da pedra polida e surgimento das primeiras cidades. A agricultura possibilitou o aumento na produção de alimentos, o que provocou aumento populacional.
A primeira parte da lista , com invenções da Pré-História ao século XVIII, pode ser lida aqui.Motor elétrico. Eletrodomésticos sempre foram associados à redução da jornada de trabalho doméstica. ... Telégrafo. ... Motor a combustão. ... Antibióticos.
As 10 principais invenções tecnológicas que revolucionaram o mundoENIAC: o primeiro computador do mundo. ... Os primeiros computadores pessoais. ... Microsoft: o pioneiro dos sistemas operacionais. ... A Internet. ... As redes sociais. ... Os smartphones. ... A Inteligência Artificial. ... Automação industrial.
O principal destaque da Idade da Pedra Polida foi o desenvolvimento da agricultura e criação de animais. Esses fatores proporcionaram ao homem uma vida sedentária e de maior autonomia diante das mudanças climáticas e naturais.
Uma das maiores descobertas do homem foi o fogo. ... A descoberta do fogo permitiu que o homem primitivo pudesse aproveitar melhor os alimentos, contribuiu para a defesa pessoal e permitiu que os recursos naturais que precisam do calor para ser usados fossem mais bem aproveitados, como a madeira e o carvão.
Por esse motivo, o período também é denominado de Idade da pedra lascada. ... Deste modo é possível concluir que não só as pinturas feitas em cavernas marcaram o período paleolítico, mas também a produção dos primeiros instrumentos (lanças e facas) feitos com pedra e a descoberta do fogo.
No Brasil, o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, região Nordeste do país, abriga o maior e mais antigo acervo rupestre da América. Muitos artefatos localizados lá datam de 50.000 anos e as pinturas rupestre possuem datações entre 17.000 e 25.000 anos.
Esses grupos indígenas viviam nas proximidades das nascentes de córregos e rios, viviam basicamente da coleta de frutos e raízes e da caça. Esses grupos só vieram a ter contato com os brancos no século XVII, quando os colonizadores adentraram no interior do país.
Homens das cavernas são tipicamente retratados como vestindo peles de animais desgrenhados e capazes de pintar em cavernas como seres humanos modernos do último período glacial. ... O termo "homem das cavernas" às vezes é usado coloquialmente para se referir a neandertais ou cro-magnons (Homo sapiens do Paleolítico).
A construção de utensílios, as primeiras habitações, o desenvolvimento da arte rupestre e o domínio da agricultura são alguns dos outros assuntos que integram essa incrível época.
A denominação pré-história começou a ser utilizada no século XIX. ... Assim, a escrita passou a ser o marco divisório entre sociedades históricas (que dominavam a escrita) e pré-históricas (que não dominavam a escrita).
Quais são as etapas do planejamento estratégico de marketing?
Quais são as principais bacias hidrográficas do mundo?
É possível ver a Lua todas as noites?
Quanto ganha um advogado especializado em Direito Internacional?
Como dar entrada no INSS por deficiência?
Quem é Thiago Lopes noivo de Andressa Urach?
Como fazer para acessar o Google Play?
Quantos ovos um percevejo coloca por vez?
Qual a diferença entre surdez unilateral e bilateral?
Quem foi que criou o primeiro calendário?
Como era conhecido o método intuitivo?
Como calcular perímetro braquial?
Qual é o grau de queimadura mais forte?
Quem quer emagrecer deve tomar whey?