É da forma “viagem” que deriva o verbo “viajar”, que assumiu o J porque obviamente não dava para escrever com G (porque ia ficar “viagar” :D). ... Daí o uso de viaJem para indicar a 3ª pessoa do plural no presente do subjuntivo e imperativo do verbo viajar.
No entanto, não podemos deixar de ressaltar que cada um é aplicado em contextos diferentes: enquanto que “viagem” é caracterizada como um substantivo, “viajem” é conhecida por ser um verbo. Nesse sentido, quando vamos desejar uma boa viagem a alguém, utilizamos o substantivo e não o verbo, com a consoante “g”.
Viajem com J é a forma do verbo viajar na 3ª pessoa do plural do presente do subjuntivo ou do imperativo. Viagem é o ato em si, o deslocamento. Já viajem se refere a ação executada por uma pessoa, é o ato de fazer uma viagem.
"Viagem" é um substantivo feminino e indica a ação de viajar. Segundo o dicionário Michaelis, viagem é o "o ato de ir de um lugar para outro e o resultado desse ato; percurso para se deslocar a algum lugar; espaço que se percorre durante uma jornada".
Tem está na 3ª pessoa do singular: ele tem. Têm está na 3ª pessoa do plural: eles têm.
journey s (plural: journeys) Eu quero empreender uma viagem pelo mundo.
Que Deus te acompanhe! Senhor, proteja a todos durante o percurso, livrando de acidentes ou qualquer outro perigo. Guia, Senhor, com Tua mão, para que esta viagem seja tranquila e agradável, sem contratempos ou contrariedades. Graças dou ao Senhor, pois sei que durante todo o tempo cuidarás dessa jornada.
português {m.} português {adj. m.} português brasileiro {m.}
Assim, toda vez que viagem for um substantivo e indicar o ato de viajar, deverá ser escrito com “g”. Quando for a flexão do verbo viajar na terceira pessoa do plural do presente do subjuntivo, virá com “j”: que eles viajem o mais breve possível, pois o trânsito já está começando a ficar ruim.
Em “A viagem foi maravilhosa”, a palavra viagem é classificada como um substantivo. Já em “Espero que vocês viajem com segurança”, a palavra viajem, grafada com “J”, é classificada como verbo. É exatamente essa diferença de classificação que determinará o uso “G” ou “J” na grafia desse par de palavras.
Viajem ou Viagem. As palavras viagem e viajem existem na língua portuguesa e estão corretas. Viagem, com g, é um substantivo, sinônimo de jornada e deslocamento: a viagem. Viajem, com j, é uma forma conjugada do verbo viajar: que eles viajem.
Viajar indica o ato de se deslocar de um lugar para outro, de percorrer caminhos, de visitar países e cidades. Pode significar também o ato de ter alucinações, delirar, sonhar e imaginar. Exemplos com viajem (verbo)
Exemplos com viagem (substantivo) Boa viagem! Cheguei de viagem. Tenha uma boa viagem. Que grande viagem!
É da forma “viagem” que deriva o verbo “viajar”, que assumiu o J porque obviamente não dava para escrever com G (porque ia ficar “viagar” :D). Por isso, como o infinitivo do verbo é escrito com J, todas as suas flexões também acompanham essa grafia.
Como está Divaldo Franco após cirurgia?
Como era a economia no governo Lula?
Qual foi o objetivo da experiência de Miller?
Como saber se um ventilador queimou?
Como se formaram as cidades brasileiras?
O que fazer em uma festa do pijama?
Como foi a chegada dos europeus na América?
Por que os franceses foram expulsos do Maranhão?
Como tomar o medicamento Green Select?
Como trabalhar na escola com o desenvolvimento sustentável?
Como trabalhar o tema animais no berçário?
O que é projeto de vida na educação infantil?
Como funciona a câmera tradutora?
Como aplicar progressiva Não chore mais?
Como trabalhar com o Google Ads?