Louis Pasteur (1822-1895), descobriu em 1864 que ao aquecer certos alimentos e bebidas acima de 60°C por um determinado tempo (chamado de binômio tempo x temperatura), e depois baixar bruscamente a temperatura do alimento evitando a sua deterioração, reduzia de maneira significativa o número de micro-organismos ...
Pasteur
Quando se fala em pasteurização, o primeiro produto que vem à mente é o leite. Na verdade, Pasteur começou usando o processo que leva seu nome para salvar a produção de vinho em uma região da França. Depois se percebeu que era um processo utilíssimo para preservação de outros alimentos.
A pasteurização foi o primeiro grande passo que o homem deu, no século 19, para acabar com as infecções. A técnica, utilizada pelo cientista francês Louis Pasteur em 1862, quando ele pesquisava o motivo pelo qual o vinho e a cerveja azedavam, é empregada até hoje na conservação e assepsia de alimentos.
A pasteurização é um processo de variação de temperatura realizado em alimentos, com o objetivo de destruir microrganismos patogênicos que possam estar na composição do produto alimentício. ... Por esta razão, não é necessário ferver o leite pasteurizado na hora de consumir.
- O processo de pasteurização consiste em aquecer os alimentos em temperaturas brandas, abaixo de 100º C, por um período de tempo curto. Quanto mais elevada a temperatura, menor o tempo. O leite, por exemplo, é pasteurizado a 75ºC por 15 segundos, e o suco de manga a 95ºC por 30 segundos.
"A pasteurização é realizada para destruir os microrganismos patogênicos (capazes de produzir doenças) presentes nos alimentos.”, explica. devem ser submetidos ao processo, como cervejas, embutidos, sorvetes e líquidos enlatados.
Consiste no aquecimento do leite em tanque cilíndrico-vertical, de parede dupla, munido de agitador. Aquece-se o leite, com agitação constante, a 65º C e mantê-lo nessa temperatura por 30 minutos. O aquecimento é feito através de água quente circulando nas paredes duplas do aparelho.
O processo de pasteurização do leite é realizado por um pasteurizador de placas. Ao passar pelo pasteurizador, o leite é aquecido até a temperatura de 75C° durante 14 segundos, e em seguida é resfriado a 5C° através de um trocador de placas com circuito de água gelada.
Apesar de simples, essa prática manteve-se até os dias atuais com poucas alterações, sendo amplamente utilizada na indústria alimentícia. Nomeou-se essa técnica de conservação de produtos alimentícios como pasteurização, em homenagem ao seu desenvolvedor.
Pasteurização muito rápida: recebe também o nome de UHT (Ultra High Temperature ou temperatura ultra-elevada), onde a temperatura varia de 130°C a 150°C, por um período de três a cinco segundos.
Muitas nações exigem que os alimentos sejam pasteurizados por segurança. A pasteurização se baseia no princípio de que as bactérias mais prejudiciais podem ser mortas pelo calor. A maneira mais eficaz de matar bactérias é ferver, mas isso compromete o sabor do líquido.
Além do leite, vários alimentos, como sucos, cerveja, polpas de frutas, entre outros, sofrem o processo de pasteurização. Especialmente para o leite, o processo é importante por eliminar bactérias causadoras de doenças, o que aumenta a segurança do alimento. O processo, por ser brando, não é capaz de eliminar todos os micro-organismos presentes.
Quando Leah Murphy sai de Grey's Anatomy?
Quantas gotas de ibuprofeno para 45kg?
Quem pode trabalhar com injetáveis?
Como internar um dependente químico gratuitamente?
Quais são as responsabilidades do NSP núcleo de segurança do paciente segundo a RDC nº 36?
Como saber o número do RG pela certidao de nascimento?
O que fazer quando alguém te difama?
Como reduzir desperdícios nas empresas?
Quais são os tipos de meio de transporte?
Como diluir naftalina na água?
Tem horas que é preciso desacelerar?
Quais as principais características econômicas e sociais da Região Sudeste?
Como é a pessoa de cada signo?
Como está o clima em Minas Gerais?
Quais são as principais características do dogmatismo?