Os primórdios: Os portugueses descobrem a Amazônia Durante muitos anos, grande parte do que se conhece hoje pela Amazônia pertencia aos espanhóis – graças ao Tratado de Tordesilhas, assinado com Portugal em 1494. Mas as primeiras expedições à região foram acontecer apenas anos depois, a partir de 1540.
A pecuária foi introduzida em larga escala – 64 milhões de cabeças de gado. Outro agravante foi a expansão urbana e o constante aumento populacional: conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 21 milhões de pessoas residiam na região nesse período.
As Missões Religiosas e a Ocupação do Vale Amazônico. As missões e os fortes desempenharam papéis importantes no Vale do Amazonas quanto à expansão territorial e a conseqüente colonização. Contribuíram para fixar marcos da penetração portuguesa naquele território disputado por outros povos.
Por muito tempo, a região amazônica foi chamada de “inferno verde”. ... Hoje sabe-se que, antes dos europeus chegarem a essas terras, a floresta amazônica tinha cerca de 8 milhões de pessoas, que se concentravam principalmente nas margens de grandes rios, como o Amazonas e o Tapajós.
Se a gente pudesse fazer uma viagem e voltar para a Amazônia, mais ou menos, ao ano de 1.500, a gente veria uma espécie de arquipélago, com algumas áreas mais manejadas, com áreas de capoeira mais antigas, em diferentes estágios de sucessão, permeadas por áreas de floresta.
O aumento da urbanização nas cidades brasileiras nos últimos 50 anos é resultante em grande parte do êxodo rural. Desde a década de 50, a formação das cidades brasileiras vêm construindo um cenário de contrastes, típico das grandes cidades, como no caso do Brasil. ...
A ocupação da Região Norte, iniciada ao longo dos rios, concentrou o povoamento nas margens. ... A distribuição de terras para assentamento rural atraiu migrantes, que ocuparam as margens das estradas, dando início à aceleração do processo de desmatamento.
Como principais consequências dessa ocupação rápida, podemos destacar: o acentuado crescimento populacional e urbano, o incremento das trocas com outras regiões e os impactos ambientais.
O desmatamento, as queimadas, a garimpagem, o agropastoreio e a biopirataria representam os principais problemas ambientais enfrentados pelo bioma amazônico. O conjunto formado por essas ações devastadoras é responsável por graves mudanças climáticas em todo o planeta, como o aquecimento global.
No entanto, a ocupação da área com intuitos gananciosos foi se intensificando, que desencadeou e desencadeia uma série de problemas ambientais, prejudicando a biodiversidade da Amazônia. Confira o histórico de ocupação e devastação do maior bioma do Brasil.
A região amazônica brasileira, após as iniciativas de integração do governo, passou a ter dois tipos de ocupação básica. A da porção oriental que tem de um lado a Rodovia Belém-Brasília como eixo principal e, de outro, a implantação de grandes projetos minerais, como o Projeto Carajás.
2000 – Conforme dados do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), a população da Amazônia é de 21 milhões de pessoas. A pecuária passa a ser a grande vilã e principal responsável pelo desmatamento.
Foram muitos os motivos que, historicamente, levaram brasileiros de todas as regiões à Amazônia. Há sinais desse movimento desde a época do descobrimento, mas foi no governo de Getúlio Vargas (1930-1945) que a colonização da floresta passou a ser vista como estratégica para os interesses nacionais.
Quais são os ácidos que alisam o cabelo?
Onde se localiza a nascente do rio Iguaçu?
São funções exercidas respectivamente pelo Banco Central e CVM?
O que aconteceu com Tiago Oliveira da Globo?
O que não pode comer quando se está com furúnculo?
Quantos meios litros há em um litro?
O que é uma placa de regulamentação?
Pode beijar em público na Turquia?
O que melhora gastrite atacada?
Quanto foi gasto para fazer The Last of Us?
Qual é a Mercedes mais barata 2021?
É normal sair secreção amarela da cirurgia?