A antropologia refere-se à expansão banta como um movimento de povos que ao longo de três milénios terá espalhado as línguas banto em praticamente toda a África subsaariana. ... Cerca de 1000 anos mais tarde, eles iniciaram uma segunda fase mais rápida de expansão para as savanas da África austral e oriental.
Causas da expansão Bantu – Procura de terras férteis; – Aumento populacional; – O conhecimento e difusão da nova tecnologia de ferro; – O conhecimento e difusão da actividade agro-pecuária.
Na década de 1920, os sul-africanos relativamente liberais, os missionários e a intelectualidade negra começaram a usar o termo "bantus" e termos mais depreciativos (como "Cafre") para se referir coletivamente aos bosquimanos sul-africanos.
Eram povos agricultores (exemplos de plantas de origem africana e que talvez tenham sido cultivadas pelos primeiros povos bantos são: o sorgo, a melancia, o jiló, o feijão-fradinho, o dendezeiro e o maxixe), caçadores, pescadores, coletores e criadores (por exemplo, de galinha d'angola).
Os bantos foram um dos grupos mais numerosos a chegar ao Brasil na época da escravidão, trazidos de Angola, do Congo e de Moçambique. ... Os bantos tiveram participação expressiva na formação da cultura e do povo brasileiro. Várias palavras do português falado no Brasil têm origem no quimbundo, uma língua banta de Angola.
Nesta pesquisa foi utilizada a expansão banta na África subsaariana para investigar os processos de aprendizagem das comunidades bantas, que nesta pesquisa responderá pelos processos de difusão e assimilação de novas aprendizagens sociais.
As diversas teorias sobre a expansão Bantu segundo Martin Hall
Introdução. Banto é o nome que se dá a um conjunto de povos da África sul-equatorial. Esses povos falam diferentes idiomas (embora sejam todos derivados de uma mesma lingua original) e têm diferentes tradições culturais. Um homem de um povo banto do Quênia, na África.
A cultura Bantu é uma das heranças africanas de grande importância e complexidade na cultura brasileira devido à diversos fatores, principalmente a respeito de suas origens e migrações.
Em muitos casos, esses subgrupos têm costumes comuns. Os negros da África do Sul foram, às vezes, chamados oficialmente "bantus" pelo regime do apartheid. Entre os séculos XIV e XV, estados bantus começaram a surgir na região dos Grandes Lagos Africanos, na savana sul da floresta tropical centro-africana.
A influência cultural árabe também determinou a formação da língua suaíli, língua banta com um quarto de seus vocábulos com origem árabe. Entre os séculos IX e XIV, surgiu uma desenvolvida civilização de língua banta no norte da atual África do Sul, na região de Mapungubwe.
Este processo de expansão ficou conhecido por expansão Bantu. A palavra Bantu tem uma conotação exclusivamente linguística e surgiu em 1862, sob proposta do linguista alemão Bleek, para assinalar o grande parentesco de cerca de 300 línguas, as quais utilizam esse vocábulo para designar os homens (singular Muntu). Porém, não existe uma raça Bantu.
Substituindo a comunidade primitiva e o predomínio da caça e da recolecção, vários grupos populacionais foram chegando a Moçambique desde há cerca de 1700 anos, povoando gradualmente as bacias fluviais costeiras e quase ao mesmo tempo as encostas e os planaltos do interior. Este processo de expansão ficou conhecido por expansão Bantu.
Como funciona o euro no Brasil?
Como declarar carácter em dev C++?
Como lavar vestido de bandagem?
Como se chama o jogo da minhoquinha?
Como recortar e colar um documento em PDF?
Qual recurso cabível contra decisão de agravo de instrumento?
Qual a versão do descritor da ECD 2021?
Como recuperar mensagens excluídas definitivamente do Outlook?
Qual a duração da aposentadoria do falecido?
Como cortar usando a varinha mágica?
Tem como recuperar arquivos excluídos da Lixeira do Hotmail?
Como recuperar Facebook pelo contato herdeiro?
Como recortar imagens no Chromebook?
Como recortar o print no Windows?
Como recuperar arquivo receita BX?