A evolução dos hominídeos para o homem foi extremamente rica em transformações: arborícola para terrestre, dieta vegetariana para aumento da dieta de carne, uso de ferramentas para confecção de ferramentas e outras mais.
Apesar de ser considerado o primeiro ancestral humano, não existe um estudo conclusivo sobre a escala evolutiva. Segundo alguns estudos, os sucessores do Australopithecus foram os Homo habilis (2,4 milhões de anos) e o Homo erectus, o qual haveria surgido há aproximadamente 1,8 milhões de anos atrás.
Entre as várias espécies do gênero Homo, à qual pertencemos, podemos destacar a do Homo habilis (2 milhões a 1,4 milhão de anos), Homo ergaster (1,8 a 1,2 milhões de anos), Homo erectus (1,6 milhão a 150 mil anos atrás), Homo neanderthalensis (150 mil a 30 mil atrás) e Homo sapiens (de 130 mil anos até hoje).
Rifteamento do chifre africano como agente que possibilitou o surgimento dos hominídeos. A História do homem começou há aproximadamente 5 milhões de anos, a partir do aparecimento dos primeiros hominídeos na África.
O bipedalismo foi uma das primeiras adaptações apresentadas pelos hominídeos e existem algumas hipóteses de como a linhagem humana o desenvolveu. Uma delas diz que o bipedalismo foi desenvolvido após um grupo de nossos ancestrais começarem a habitar ambientes savânicos (áreas abertas cobertas de gramíneas).
Ancestrais dos seres humanos modernos
Australopithecus afarensis
Até recentemente, o hominídeo mais antigo conhecido, e que possui evidência anatômica diagnóstica suficiente, era o Australopithecus afarensis, cujos fósseis foram achados na Etiópia, Tanzânia, e Quênia, sendo a maioria, datado entre 2.9 e 3.9 milhões de anos.
O Homo habilis teria aparecido na África há 2,5 milhões de anos e fabricava ferramentas de pedra lascada, chamada Olduvaiense. Foram evidências deste tipo de ferramenta que foram encontrados na Jordânia e que possibilitou a criação dos estudos para descobrir como foi o surgimento dos hominídeos.
Outro fato interessante é que a partir do gênero Homo percebemos a ocupação dos demais continentes. Além disso, podemos dizer que a principal característica de diferenciação utilizada para classificar os hominídeos foi sua capacidade cerebral, haja vista que quanto maior o cérebro, maior seria a capacidade de adaptação ao meio em que viviam.
Apesar de serem encontrados fósseis de hominídeos nos cinco continentes terrestres, o Australopithecus, que provavelmente teria sucedido essas espécies só foram encontrados, até agora, no continente africano, denominando assim a África como o Berço da Humanidade.
O primeiro grupo permaneceu no ambiente da floresta tropical e originou os chimpanzés. O segundo grupo se adaptou a ambientes mais abertos, como as savanas africanas, dando origem ao Homo sapiens. Por isso, o continente africano é chamado de berço da humanidade. As etapas da Evolução Humana Os pré-australopitecos
Como é feita a prestação de contas?
O que faz um licenciado em Biblioteconomia?
O que é rito especial no processo penal?
Como ver o saldo do Bolsa Família pelo aplicativo?
Qual o anticoncepcional com menor dosagem hormonal?
Como se escreve torço por você?
Quando é necessário operar hérnia?
O que é a avaliação formativa qual a sua importância?
Quais benefícios o artigo 488 da CLT trouxe para o empregado durante o aviso prévio?
Como é realizada a medida de nível por radar?
Qual o signo de Nathalia Dill?
Como saber se a multa foi transferida para o condutor?
O que tomar para soltar o intestino imediatamente?
Quem são os principais influenciadores do Brasil?