Espanhóis - Os primeiros imigrantes espanhóis que chegaram ao Paraná formaram Colônias nos municípios de Jacarezinho, Santo Antônio da Platina e Wensceslau Brás. Entre 19 a imigração espanhola tornou-se mais intensa. Novos municípios, principalmente na região de Londrina, foram formados por esses imigrantes.
Em 1924, deslocaram-se para cá em maior número e se fixaram na cidade e redondezas - os bairros Uberaba, Campo Comprido, Santa Felicidade e o município de Araucária. Os sírios e libaneses, no início do século XX, estabeleceram-se no comércio de roupas, sapatos, tecidos e armarinhos.
Índios – Foram os primeiros habitantes, existiam diversas tribos distintas no território paranaense, entre elas estão os Carijó e Tupiniquim, que habitavam a faixa litorânea; os Tingui, que se instalaram na região onde hoje corresponde a Curitiba; os Caigangue e Botocudo, que habitavam o interior do Paraná.
Os alemães foram a primeira etnia de imigrantes a chegar a Curitiba. Os primeiros alemães se instalaram no Centro Histórico, São Francisco e proximidades do Shopping Muller até a altura da Praça Tiradentes, praça que abriga ainda hoje o prédio histórico da farmácia Stelfeld.
A partir de 1737, caravanas de tropeiros passaram a usar o caminho aberto para o transporte de gado e mercadorias, desde o Rio Grande do Sul até São Paulo. Nesse trajeto passava-se por Curitiba, impulsionando o comércio da região.
Os primeiros ocupantes eram caçadores-coletores e nômades, mesmo aqueles que produziam seus alimentos. Estes, pela natureza das suas atividades, permaneciam nos lugares por período mais prolongado.
Os principais grupos de imigrantes no Brasil são portugueses, italianos, espanhóis, alemães e japoneses, que representam mais de oitenta por cento do total.
Em sua composição étnica, a cultura do Paraná soma uma abundância de etnias como portugueses, espanhóis, italianos, alemães, neerlandeses, eslavos, poloneses, ucranianos, árabes, coreanos, japoneses, indígenas e africanos, além dos próprios gaúchos, catarinenses, paulistas, mineiros e nordestinos, que colaboraram para ...
A rotina indígena no Paraná começou a mudar com a chegada dos colonizadores europeus. Até 1549, o norte do litoral paranaense era ocupado por aldeias de tupiniquins, de língua Tupi. Na mesma época, até 1560, a baía de Paranaguá era habitada por Carijós, de língua Guarani. Nessa época, o Brasil estava dividido.
Os primeiros imigrantes europeus não-portugueses a se estabelecerem no Brasil foram os suíços. ... Em Santa Catarina, várias famílias suíças povoaram a Colônia Francisca, atual Joinville, junto com imigrantes alemães.
O governo prestava assistência financeira por um curto período, até que o homem responsável pela família conseguisse um trabalho, o que geralmente dava-se nas obras públicas. Até o ano de 1853, quando o Paraná se emancipou da província de São Paulo, o número de imigrantes recebidos foi pouco expressivo.
Os principais grupos de migrantes que vieram para o Brasil nesse período foram: Portugueses: No fim do século XIX, em virtude das difíceis condições econômicas de Portugal, muitos portugueses vieram para o Brasil, espalhando-se por diversas regiões, principalmente Rio de Janeiro e São Paulo.
A partir da emancipação percebemos uma maior preocupação por parte do governo provincial paranaense em trazer efetivamente, imigrantes europeus para que pudessem trabalhar na agricultura, desta forma abrandaria a “crise alimentícia de 1857 na província do Paraná”.
Assim, grandes levas de migrantes entraram no Brasil durante 18 e tiveram grande influência no desenvolvimento econômico e social do país nesse período. Os principais grupos de migrantes que vieram para o Brasil nesse período foram:
Como os obstáculos epistemológicos aparecem nos contextos escolares?
Como fazer renovação de CNH com EAR?
Como os peixes ósseos controlam sua flutuabilidade?
Como são formados os orbitais moleculares ligantes e Antiligantes?
Como mesclar mais de uma célula no Excel?
Quando se estabelece a comunicação as pessoas?
Como destravar o celular com tela quebrada?
Quais as características dos peixes abissais?
Como mexer no código de um site WordPress?
Como marcar as notas no violão?
Como são as regras do beisebol?
Qual a fruta mais rica em vitamina A?
O que é uma educação não sexista?