Após a cirurgia, é normal que os olhos fiquem um pouco inchados ou que haja a sensação de “areia” nos olhos, o que costuma passar dentro de alguns dias. Além disso, a cicatrização total do procedimento pode levar até 12 meses, considerando o tempo de a incisão se tornar quase imperceptível.
Cicatrização da blefaroplastia
Em geral, o paciente recebe alta após a retirada dos pontos no sexto ou sétimo dia após a cirurgia. Já o uso de maquiagem é liberado apenas depois de 10 dias, e exercícios físicos devem ser retomados apenas depois de duas semanas.
Esse inchaço nas pálpebras varia de paciente para paciente, sendo mais evidente principalmente nos três primeiros dias. Aproximadamente após uma semana, já é possível notar um aspecto já bastante natural das pálpebras. A redução desse edema pode ser acelerada com a realização de compressas frias na área operada.
O que pode dar errado: riscos da blefaroplastia
Como se trata de uma área muito sensível, há alteração da drenagem linfática na região das pálpebras e em razão disso é possível que surjam hematomas. Isso só será um problema se o hematoma não retroceder dentro do período estimado de recuperação.
Dentre os problemas que podem surgir após a blefaroplastia, as complicações mais comuns são: ptose da pálpebra superior, lagoftalmia causada pela ressecção incorreta da pele, cicatrizes, anomalias da prega palpebral, retração, ectrópio etc(3-8).
25 curiosidades que você vai gostar
O tempo de afastamento das atividades laborais é de 30 dias, em média. No decorrer dos dias após a cirurgia plástica nas pálpebras, o paciente vai retomando a rotina diária. Por exemplo, é solicitado repouso nos sete dias após a plástica, sendo que essa medida tem impacto direto na recuperação da blefaroplastia.
Os olhos podem ficar inchados por cansaço, dormir pouco ou em excesso, ou pode ser um sintoma de alguma doença mais grave como conjuntivite, por exemplo. Por esta razão, é importante ir ao oftalmologista caso o inchaço dos olhos dure por mais de 2 dias ou o olho também fique vermelho e ardendo.
O médico aponta algumas alternativas práticas e fáceis para desinchar após cirurgia, tais como a elevação da região operada, quando possível. “Outras opções possíveis são: utilização de compressas frias, compressão elástica (faixas, luvas ou meias elásticas), ou ainda drenagem manual”, recomenda.
Aplique uma compressa fria e úmida nos olhos para ajudar a reduzir o acúmulo de líquido. Saquinhos de chá frio também podem ajudar com as pálpebras inchadas. Se estiver usando lentes de contato, retire-as por algumas horas. Se você tem alergia, use colírios ou uma pomada tópica contendo anti-histamínicos.
Após a blefaroplastia é comum ficar os equimose periorbital (roxo ao redor dos olhos). Geralmente esses roxos melhoram em 1 mês de pós-operatório, mas podem durar mais tempo, e não significam complicação da cirurgia.
Preciso usar pomada cicatrizante na Blefaroplastia? O uso das pomadas cicatrizantes na Blefaroplastia só deve ser feito caso o seu cirurgião receite. Nunca se deve utilizar pomadas ou medicamentos que seu médico não prescreveu, principalmente na região dos olhos.
É importante que a lavagem seja feita da maneira correta para não prejudicar a recuperação. A lavagem deve ser feita com a paciente sentada e com a cabeça levemente inclinada para trás. Isso é feito para evitar que caia água ou shampoo na região da cirurgia, e nesse período não se deve molhar a cicatriz.
“Existem várias razões que podem explicar o inchaço das pálpebras e nos olhos, tais como: infecções, lesões oculares, traumas e mais comumente alergias. As pálpebras inchadas podem ser também um sinal de um problema de saúde potencialmente mais grave, como a celulite orbitária, a doença de Graves ou o herpes ocular.
Um olho roxo geralmente desaparece dentro de duas semanas. Durante o período de recuperação, é importante proteger o olho contra outros danos, evitando outras atividades nas quais outras lesões possam ocorrer.
O que fazer: colocar uma compressa morna em cima do olho por cerca de 15 minutos para aliviar o desconforto. Depois, deve-se lavar o olho todos os dias com um colírio hidratante de forma a remover as remelas e evitar o excesso de bactérias.
Umedeça uma toalha em água bem gelada – pode misturar a água com algumas pedrinhas de gelo – e pressione levemente sobre a parte inchada. Repita o processo algumas vezes para que o resultado seja notável. O gelado fará com que os vasos da região fiquem menos dilatados, desinchando seus olhos.
Evite a exposição solar e o calor
Quando sair à rua, use protetor solar com fator 60 e óculos escuros. É importante também evitar qualquer atividade com calor nos primeiros dias, como cozinhar e tomar banhos quentes, pois ativam a circulação e a formação de edemas no local.
A recomendação é que, após a cirurgia, o paciente fique cerca de dois dias em repouso. Na primeira semana, um repouso relativo é o mais indicado, pois é importante que o paciente retome algumas das atividades de rotina, mas evite atividades físicas muito intensas.
Não dormir de bruços.
Prefira dormir de barriga para cima com um travesseiro mais alto ou de lado sem comprimir a região operada. Lave o rosto inclusive as pálpebras operadas já no dia seguinte à operação, utilizando-se do sabão Soapex ou similar.
O olho inchado significa que existe excesso de líquido (edema) no tecido conjuntivo em volta do olho, especialmente nas pálpebras. O inchaço nos olhos pode ter muitas causas. Entre as mais comuns estão a retenção de líquidos, alergias, insônia e choro excessivo.
As principais pomadas são Cicatricure gel, Contractubex, Skimatix ultra, C-Kaderm e Kelo Cote.
Cirurgias
A equimose pode surgir no pós-operatório de cirurgias plásticas, como lipoaspiração, abdominoplastia ou rinoplastia, devido ao trauma mecânico sobre a pele ou em cirurgias que necessitam de cortes ou incisões, causando o rompimento dos vasos sanguíneos e extravasamento de sangue na pele.
3 dicas simples para tirar roxo da peleAplicar gelo. Esta é uma forma muito simples e rápida de tirar hematomas da pele e consiste em passar uma pedrinha de gelo sobre o hematoma, logo que ele apareça. ... Usar compressa morna. ... Passar pomadas.
Após duas semanas, no máximo, a pele deve voltar à cor normal, o que indica que o hematoma foi totalmente curado.
Comecemos por discutir a etiologia: Os hematomas são causados na maioria das vezes por picos hipertensivos no pós-operatório, que podem ocorrer a qualquer momento nas 48 horas que se seguem à cirurgia, sendo, porém mais frequentes no pós-operatório imediato.
É possível estabelecer conexão entre as políticas sociais e os fatores econômicos?
Como funciona a constelação com bonecos?
Qual o efeito do gelo na fisioterapia?
Como é feita a fiscalização da vigilância sanitária?
Como funciona a flauta transversal?
Como saber as divisas de um terreno?
Como saber se a água do aquário está dura?
Como funciona a exoneração de pensão alimentícia?
Qual a direção do campo elétrico?
Como funciona a empresa da Natura?
Como rotacionar o desenho no Revit?
Como saber qual foi a sentença de um processo?
Quando a falta é cobrada dentro da área?
Como ver a escritura de um imóvel?