Quando se toma anticoncepcional, a ovulação é bloqueada e não há essa produção de muco " finlante" que ocorre na ovulação. Portanto a secreção vaginal vai se modificar do seu padrão habitual sem a medicação. A secreção pode mudar de característica, mas não há uma regra específica.
A pílula anticoncepcional altera a secreção vaginal Segundo a ginecologista Camila Ramos, a pílula anticoncepcional pode causar algumas mudanças na secreção vaginal fisiológica: “A pílula a torna mais espessa e, às vezes, pode aumentar também em quantidade”, diz a médica.
O muco cervical é uma secreção líquida produzida pelo colo do útero e que pode ser expelido através da vagina, aparecendo na roupa íntima como um tipo de corrimento transparente, branco ou levemente amarelado, sem odor, sendo uma secreção natural do corpo.
Quem toma anticoncepcional, todos os dias, sempre no mesmo horário, não tem período fértil e, portanto, não ovula, diminuindo a chance de engravidar, porque, como não há óvulo maduro, este não pode ser fecundado.
São os mesmo sintomas indicativos de uma gravidez: atraso menstrual ou alteração do ciclo menstrual padrão, náuseas, vômitos, alterações nas mamas, cólicas. Mas existem mulheres que apesar de grávidas não sentem nada.
O corrimento rosado pode ocorrer em certos momentos da vida e, na maioria das vezes, não é motivo para preocupação. Pode estar relacionado com a fase do ciclo menstrual, com o uso do anticoncepcional ou com alterações hormonais passageiras.
Outras situações que podem alterar a consistência, a cor, o volume e o cheiro do muco cervical são mudanças hormonais, alterações na flora bacteriana da vagina ou infecções sexualmente transmissíveis, por exemplo. Estas alterações podem causar corrimento vaginal e devem sempre ser avaliadas pelo ginecologista.
Para avaliar o muco cervical a mulher deve estar nua e introduzir o dedo indicador na vagina para observar a secreção dessa região. Ao retirar o dedo deve-se observar se o muco está presente em quantidade suficiente e se está elástico ou não. O ideal para conseguir engravidar é apresentar um muco em boa quantidade e que ele esteja elástico.
Gravidez O muco cervical na gravidez torna-se mais grosso e esbranquiçado devido às alterações hormonais normais deste período. Assim, ele forma uma barreira que serve como defesa para impedir que bactérias ou outros microrganismos se desenvolvam dentro do útero e criem complicações à gestação.
O muco cervical pode apresentar características diferentes de acordo com cada fase do ciclo menstrual, como: 1. Início do ciclo menstrual
Qual a importância da suspensão na farmacologia?
Quanto custa a faculdade de medicina veterinária?
Qual é a classificação anatômica do sistema nervoso?
O brasil possui quantos estados?
Qual é a moeda de cruzeiro mais valiosa?
O que significa a safira azul?
O que se faz na engenharia civil?
Quando o trt-2 volta a funcionar?
O que significa o Verbo se fez carne na Bíblia?
Como tirar mancha de roupa colorida manchada por outra roupa?