O Senado aprovou nesta quarta-feira (11) substitutivo da Câmara dos Deputados ao projeto de lei que suspende até 31 de dezembro de 2021 a exigência de comprovação de vida dos beneficiários perante o INSS — a chamada "prova de vida", que é feita para que o segurado continue a receber os respectivos benefícios.
O segurado deve acessar o menu "Serviços", depois "INSS", em seguida "Prova de vida INSS", e então tirar foto do documento de identificação, frente e verso, e fazer uma selfie. O serviço está disponível desde o dia 5 de março.
15 de junho de 2020 A Prova de Vida deve ser feita uma vez por ano, no mês do aniversário, conforme estabelecido na Portaria nº 244 e Instrução Normativa nº 45, ambas de 15 de junho de 2020.
A obrigação do procedimento estava suspensa desde março de 2020, em razão da pandemia de Covid-19. O INSS estima que 11,8 milhões de brasileiros devem realizar a prova de vida entre junho e dezembro deste ano. Para evitar aglomerações, foi elaborado um calendário.
Devem fazer a prova de vida os aposentados, pensionistas e pessoas que recebem benefícios assistenciais há mais de um ano.
Como fazer a prova de vida? Nos Caixas Eletrônicos Bradesco ou na rede Banco24Horas – basta validar com a Biometria. Em qualquer Agência Bradesco – o beneficiário precisa ir à agência e apresentar documento de fé pública com foto e o cartão da conta.
Por conta da pandemia, as agências físicas estão funcionando das 9h às 10h exclusivamente para o atendimento de aposentados e beneficiários do INSS. Correntistas do Banco do Brasil podem ainda fazer a prova de vida por aplicativo de celular, sem sair de casa.
Na última quarta-feira (11), os senadores aprovaram a suspensão da prova de vida para os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) até 31 de dezembro de 2021, por causa da pandemia.
Para realizar a Prova de Vida, basta se dirigir à agência bancária em que você recebe seu benefício e apresentar um documento com foto – pode ser o RG, Carteira de Trabalho ou a Carteira de Motorista. Inclusive, alguns bancos já realizam a Prova de Vida através de biometria.
Publicado em 29 de abril de 2020. Com a Pandemia, Caixa e INSS suspendem Prova de Vida. Aposentados e pensionista do INSS já estão liberados da obrigação de fazer a chamada Prova de Vida por 120 dias. A medida adotada pelo INSS abrange os beneficiários que precisariam realizar o procedimento entre março e junho deste ano.
Para o recadastro é preciso tirar uma selfie e informar um documento digital (Título de Eleitor ou Carteira de Habilitação Nacional). A prova de vida pelo celular pode ser concluída em poucos minutos. Quem se aposentou ou teve a pensão liberada recentemente não precisa fazer a prova de vida durante a pandemia.
A consequência para quem não faz o procedimento de Prova de Vida é o bloqueio do seu benefício até que realize a comprovação de que está vivo.
Quanto tempo o corpo lúteo se desfaz?
São hipóteses de competência material da Justiça do Trabalho previstas no artigo 114 da CF?
Como saber se está grávida com cebola?
Qual a sílaba tônica da palavra mãezinha?
Qual cor representa o autismo?
Qual é a região mais rica e mais pobre do Brasil?
Quantos dias de atestado a gestante tem direito?
Quando termina o sexto mês de gravidez?
Quais são as potências aliadas?
Quais as brincadeiras populares?
Qual é o patrono de Molly Weasley?
Pode comer com lentes de contato dental?