Como recebe altas doses de radiação, a pele pode ficar avermelhada ou até mesmo apresentar pequenos ferimentos, reações chamadas de radiodermite, ou seja, lesões na pele após a exposição à radiação. Dores, assaduras e secreções são outros efeitos possíveis.
É importante lembrar que a maioria dos pacientes terá apenas um ou mais dentre os efeitos mencionados aqui. Com as técnicas de tratamento atuais, os efeitos colaterais severos são raros. A maioria dos efeitos colaterais causados pela radioterapia dura apenas alguns dias ou semanas após o término do tratamento.
Evite roupas justas, jeans ou lycra. Dê preferência a calcinha ou cueca largas e de tecido de algodão. À noite, se possível ficar sem a roupa íntima. Não depilar a área tratada com lâminas ou ceras depilatórias durante o tratamento.
A linha de cuidados para radioterapia inclui o Washcare, uma espuma de limpeza para substituir o sabonete (que é altamente agressivo à pele do paciente oncológico), o Moistcare, um hidratante para o corpo todo com todos os benefícios citados acima e sem nenhum componente agressivo, o Extremecare, um ultra-hidratante ...
Radioterapia
A pele fica seca e irritada, descasca e coça. O dano é causado pela radiação emitida diretamente, afetando não apenas as células tumorais, mas também células saudáveis da região. As reações normalmente começam a partir da segunda ou terceira semana de tratamento e podem durar várias semanas após a última sessão.
A radioterapia externa não deixa nenhum tipo de radiação remanescente. As pessoas que estarão em contato com o paciente em tratamento não estarão expostas a nenhum tipo de radiação. A radiação permanece no corpo apenas durante o tempo em que o paciente fica no aparelho (de 7 a 15 minutos).
Além de evitar alimentos gordurosos e fritos, é importante evitar os que tem aromas muito intensos, dando preferência aos alimentos secos como torradas, pão, biscoito e alimentos gelados, como fruta deixada na geladeira, gelatina, mingau frio, leite e iogurte frio, frango assado ou cozido.
A área que está sendo visada pela radioterapia pode ser afetada e algumas áreas são ulceration inclinado. Para o tratamento da cabeça ou do pescoço, o ulceration na boca ou a garganta são comum e podem afectar a capacidade para engulir. Em conseqüência, pode haver uma necessidade para que o apoio nutritivo especializado lide com o este.
Existem efeitos colaterais frequentes que são comuns ao tratamento por radioterapia e existem efeitos específicos conforme a área do corpo irradiada, por exemplo, se a área irradiada for a face e pescoço podem surgir aftas e dor ao engolir. Já se for na região da pelve o paciente pode sentir dor ao urinar.
A radioterapia oferece um grande benefício no tratamento de tumores cancerígenos, devido a sua capacidade para danificar o ADN necessário para a réplica rapidamente de multiplicar pilhas do tumor.
Metade dos pacientes com câncer são tratados com radiações e o resultado costuma ser muito positivo. Para muitos pacientes, é um meio bastante eficaz, fazendo com que o tumor desapareça e a doença fique controlada, ou até mesmo curada. Quando não é possível obter a cura, a radioterapia pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida.
Quem é o namorado do tsukishima?
Como é o sangramento de escape?
O que quer dizer Vênus em Virgem?
Como se escreve inexplicavelmente?
Quem recebeu menos de 28 mil pode declarar?
O que é o sujeito suposto saber?
Qual protocolo utiliza porta TCP e UDP?
Quantos doces e salgados para 20 pessoas?
Quanto tempo dura a depilação com cera quente na virilha?
Como lançar uma empresa no mercado?
O que o cão pensa do seu dono?
Quando pedir prova testemunhal?
Quem foi Simeão chamado Níger?
Qual a modalidade de licitação para concurso público?
O que fazer para proteger o painel do Sol?