O mioma pode aumentar o volume do seu abdômen e deixar a sua barriga dura. Ter miomas não é igual a cirurgia e não se opera miomas apenas pelo tamanho. Os miomas podem ser classificados em submucoso ou dentro da cavidade uterina, intramural ou dentro do muculo do útero ou subseroso ou para fora do útero.
A barriga pode crescer na presença de miomas volumosos no útero. Mas, a barriga também pode aumentar devido a excesso de tecido gorduroso. O exame de ultra-sonografia ou ressonância magnética pode detalhar o número de miomas, localização no útero e principalmente o tamanho dos miomas.
Os sintomas de mioma uterino também podem variar de acordo com o tipo de mioma, por exemplo: Miomas Subserosos: são aqueles que ficam na região externa do útero e, por isso, podem crescer mais e empurrar os órgãos ao redor, causando aumento da vontade de urinar, diarreia ou prisão de ventre.
Outras ocorrências que podem acontecer devido ao mioma na gravidez é o parto prematuro, sangramento constante durante toda a gravidez e o descolamento antecipado da placenta, além dos vários desconfortos que podem se apresentar durante todo o período como dor ao urinar, prisão de ventre e incomodo na relação sexual.
Na grande maioria dos casos, a condição é resultado de retenção de líquidos e não significa grandes problemas de saúde. Miomas são tumores uterinos formados por tecido muscular que nascem benignos e morrem benignos, por isso não oferecem alto risco à paciente.
Mioma não engorda ou causa inchaço. Caso você tenha algum desses sintomas ou características, esqueça o mioma e vá investigar outras causas!
O tratamento é indicado quando a mulher apresenta sintomas intensos, como muita dor ou menstruação abundante, ou quando está tentando engravidar sem sucesso. O tipo de tratamento depende dos sintomas, do tamanho e do tipo de mioma de cada mulher, e deve ser orientado pelo ginecologista, podendo ser recomendado:
Nela, o médico, através de um procedimento cirúrgico, faz várias injeções com agente embolizante diluído em contraste iodado através da artéria femoral, até ser observado uma redução de fluxo sanguíneo da artéria que nutre o mioma, gerando a morte do mesmo.
Nestes casos, é possível realizar tratamentos com remédios a base de hormônios, como estrogênios e androgênios, ou cirurgias, que são a miomectomia ou a embolização do mioma para aumentar as chances de engravidar. Veja mais sobre o tratamento do mioma na gravidez.
Saiba mais como é feita a cirurgia para retirar miomas. O ideal é fazer exames ginecológicos pelo menos uma vez ao ano.
Como usar molde para fritar ovo?
Como socorrer uma pessoa com crise de apneia?
Como fortalecer o braço do bebê?
Como sobreviver em casa sozinho?
Como funciona 4shared no celular?
Qual a melhor maneira de fritar salgados?
Como escapar de Jeff The killer?
Como funciona o sensor de presença para iluminação?
Como medir o tamanho do tênis?
Como calcular o nível de um tanque?
Como medir a taxa de hormônio?
O que fazer para quebrar o braço?
Como calcular o tamanho em polegadas?
Como funciona a armadura do LoL?