Basicamente, você vai lançar diretamente, no início do seu texto, uma ou mais perguntas. As respostas a estes questionamentos virão apenas na conclusão. O importante é usar o bom senso, isto é, se fizer duas ou mais perguntas, fique atento(a) em respondê-las.
A pergunta tem de ter a ver com o tema, vai tomar como base a sua opinião sobre ele. Ela desperta a curiosidade de quem lê o texto. Você tem a pergunta bem elaborada na introdução e tem todo o desenvolvimento para desenvolver e provar que a resposta merece credibilidade.
Se a pergunta que você pretende elaborar tiver uma função argumentativa na sua redação e estiver ajudando a comprovar o ponto de vista que você se propôs a defender, pode ser muito proveitoso que você formule perguntas no texto. É necessário, no entanto, que a resposta esteja contida na própria pergunta.
Para fazer boas perguntas, é preciso que o líder ou facilitador leve em conta três dimensões: construção da pergunta, sua abrangência e os pressupostos embutidos na pergunta. Na construção da pergunta, dê preferência para as que são consideradas mais poderosas, que utilizam “Por quê?”, “Como?” e “O quê?”.
Basicamente, você vai lançar diretamente, no início do seu texto, uma ou mais perguntas. As respostas a estes questionamentos virão apenas na conclusão. O importante é usar o bom senso, isto é, se fizer duas ou mais perguntas, fique atento(a) em respondê-las.
24 curiosidades que você vai gostar
Frases para iniciar uma introdução“Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”“Muito se discute a importância de …”“Pode-se afirmar que, em razão de …”“Observando o cenário…”“É de conhecimento geral que…”“Em face do cenário atual…”“Segundo a pesquisa…”“Tendo em vista que…”.
Ponto de interrogação ( ? )
Outra pontuação que não é recomendada na redação do Enem.
Palavras e frases para começar uma redaçãoPode-se afirmar que, em razão de…Ao analisar o (a,os,as)…Em virtude do cenário atual, em vista da atual situação…Percebe-se que…Comenta-se, com frequência, a respeito de…Convém lembrar…É indiscutível que, é inegável que …Levando-se em consideração os aspectos…
3 dicas de como iniciar uma redação independente do temaTenha algumas frases na manga para iniciar uma redação. ... Memorize algumas citações que sejam comuns a muitos temas de um mesmo eixo temático. ... Faça uma alusão histórica a respeito do tema.
Como começar uma redação dissertativaEscolha seus argumentos. Após entender qual é a proposta apresentada, é hora de se posicionar sobre ela. ... Introduza o tema corretamente. A introdução é um dos pontos mais delicados do texto. ... Desenvolva com clareza. ... Traga soluções. ... Esteja atento ao português. ... Revise e transcreva seu texto.
Conectivos para desenvolvimento
Conectivos que podem ser usados no desenvolvimento são os de: prioridade: “Em primeiro lugar, devem-se avaliar os efeitos…”; tempo: “Frequentemente esse argumento é utilizado de forma incorreta”, “Em primeiro lugar, (…). Depois (…).
Não use gírias, palavras vulgares ou expressões como “tipo assim”, “né”, “tá ligado”, nem tente escrever “difícil”. Em uma redação, você pode usar uma linguagem simples, mas deve seguir o padrão da norma culta.
O que você não deve fazer ao escrever uma redaçãoFugir do gênero proposto. ... Usar a primeira pessoa do singular. ... Usar gírias e expressões da internet. ... Escrever a redação com apenas sete linhas ou menos. ... Fugir do tema proposto. ... Desenhar. ... Excluir ou discriminar. ... Violar os direitos humanos.
5 palavras que não pode usar na redação do Enem de jeito nenhum“Aí” e “daí” Existem diversas palavras da linguagem falada que são muito comuns também na escrita, certo? ... Interjeições. ... Contrações. ... Vícios de linguagem. ... “E” repetidamente.
Trabalhos acadêmicos: como fazer uma boa introdução?Organize-se para escrever a introdução. O melhor momento para escrever a introdução é depois de terminar o trabalho. ... Seja sucinto na introdução. ... Cite suas referências e antecedentes. ... Mostre a relevância do seu trabalho. ... Faça um teste de compreensão.
Conectivos que indicam introdução e relevânciaprimeiramente.em primeiro lugar.antes de mais nada.antes de tudo.acima de tudo.para começar.sobretudo.principalmente.
9 Exemplos de IntroduçãoComece pelo mais importante. A mensagem que está por trás desse tipo de introdução é: vá direto ao ponto! ... Apresente o tema e exponha seu ponto de vista. ... Faça perguntas. ... Instigue a curiosidade. ... Comece com uma citação. ... Apresente dados estatísticos. ... Conte uma pequena história. ... Enumere exemplos.
Veja então os 5 erros que devem ser evitados na redação.1 – Fugir do tema. Pela importância, este é o primeiro erro que deve ganhar a sua atenção. ... 2 – Falta de coesão textual. ... 3 – Desvios da norma culta. ... 4 – Linguagem inadequada. ... 5 – Generalizações, radicalismo e senso comum.
Não use chavões, provérbios, ditos populares ou frases feitas. Não use questionamentos em seu texto, sobretudo em sua conclusão. Evite usar palavras como "coisa" e "algo", por terem sentido vago. Prefira: elemento, fator, tópico, índice, item etc.
9- Explicar um determinado fato ficará mais fácil se utilizar os conectivos: pois , a saber , isto é , por exemplo , porquanto … 10- Expressar uma ideia de objetivo, intenção, é muito fácil!
Priorizar a análise parcial do tema, ignorando eixos fundamentais de discussão (palavras-chave), provoca perda frequente de ponto em redações Enem.
Quando receber uma avaliação ruim, releia o texto, procure os erros e tente não cometê-los mais, observando e relendo sua próxima produção textual. Se possível, o ideal seria que redigisse novamente este texto com as correções. Com o tempo e com o treino você verá que se sentirá mais seguro ao escrever.
Entenda porque a utilização correta desse sinal de pontuação é tão importante. Usar os dois-pontos na redação do Enem mostra ao leitor que você, além de saber da existência dos sinais de pontuação mais comuns, conhece outros mais diversificados.
O bom é começar o texto expondo as causas e consequências de determinada ação dita no tema. É aqui que você elabora suas hipóteses sobre o assunto, e começa seu processo de argumentação. Geralmente, as causas ficam em um parágrafo e as consequências em outro, mas isso não é regra.
O primeiro elemento do parágrafo deve ser um tópico frasal. Isso significa que é preciso iniciar o parágrafo de desenvolvimento com uma afirmação do que você se propõe a fazer como objetivo do parágrafo. Por exemplo: “O acesso das crianças à internet e às redes sociais ocorre de maneira cada vez mais precoce”.
Como podemos verificar a qualidade de ar que respiramos?
Como fazer reserva de hotel sem cartão de crédito?
Como fazer seu diploma valer nos EUA?
Como funciona resistência no D&D?
Como funcionam as lombadas eletrônicas?
O que é pororoca é como ela ocorre?
Qual a pena máxima de prisão no Brasil?
Como conseguir enoxaparina sódica pelo SUS?
Quanto tempo dura a poção Felix Felicis?
Como tirar 20 dias de licença paternidade?
O que são feixes de luz e como podem ser classificados?
Como posso dizer que amo a Deus se não amo meu irmão?
Como são feitas as pontes estaiadas?
Como faço para colocar os Correios na Justiça por atrasar a minha entrega?