“O que isso quer dizer?” ou “Você pode me explicar outra vez?” Exemplo de metalinguagem: um quadrinho em que um personagem fala sobre o balão, forma característica da linguagem dos quadrinhos. São perguntas que fazemos no nosso dia a dia e, em seguida, vêm respostas que serão, seguramente, textos metalinguísticos.
Linguagem que se utiliza de um código para falar dele mesmo
A Função Metalinguística pode ser identificada quando uma mensagem utiliza o próprio código (meio pelo qual a mensagem é enviada, como fala, escrita, gestos ou figuras) para falar dele mesmo.
O que é Metalinguagem:
O dicionário é um exemplo de metalinguagem, pois tem o propósito de descrever e falar sobre os códigos que compõem a linguagem em si. Por exemplo, quando determinada pessoa pergunta o significado de alguma palavra, esta está usando a função metalinguística (descrever a própria linguagem).
A Metalinguagem é a linguagem que descreve sobre ela mesma.
...
Como exemplos de metalinguagem podemos citar:o autorretrato de um fotógrafo;a foto de uma câmera nas propagandas publicitárias;a pintura de um artista pintando;o filme que descreve sobre o cinema;o texto que fala da escrita;o desenho de alguém desenhando.
c) atividade metalingüística – capacidade de falar sobre a linguagem, descrevê-la e analisá-la como objeto de estudo (a gramática convencional).
33 curiosidades que você vai gostar
Na metalinguagem, faz-se referência à própria linguagem utilizada para transmitir um discurso. Assim, é o uso do meio de comunicação para falar dele próprio. A metalinguagem é a referência à própria linguagem, sendo utilizada na comunicação.
Tipos de metalinguagem
Incorporada: É uma linguagem integrada a uma linguagem objeto e ocorre formal ou naturalmente. Ordenada: Análoga a uma lógica não comutativa. Uma metalinguagem criada para falar sobre um objeto, seguida pela criação de outra metalinguagem para descrever a primeira e assim por diante, por exemplo.
A principal característica da função metalinguística é o fato de a mensagem estar centrada no próprio código. Cada função tem um foco em um dos elementos da comunicação e, para a função metalinguística, nada é mais importante do que a própria palavra e seus desdobramentos.
A metalinguagem acontece quando a linguagem se debruça sobre si mesma: a poesia feita sobre a própria poesia. Quando o poeta reflete sobre o fazer poético, parece explicar para si mesmo e para os leitores o momento catártico que permeia a criação e dá vida a um poema.
A função fática, também chamada de função de contato, é a função de linguagem que enfatiza o canal ou veículo de comunicação, a fim de manter o ato comunicativo em curso, ou seja, quando o emissor (locutor) busca estratégias para manter a interação com o receptor (interlocutor).
A crônica metalingüística é quando o autor escreve sobre o próprio ato de escrever, sob a forma de uma reflexão despretensiosa, de uma retrospectiva das primeiras experiências com as letras, de uma análise da palavra.
Podemos afirmar que a função metalinguística não tem o objetivo de significar por si, mas sim o objetivo de dizer o que o outro significa. Conhecer as funções da linguagem pode contribuir para o entendimento de cada mensagem enunciada em um contexto comunicacional, seja ele linguístico ou não.
Quando o Chico Buarque escreveu o verso acima, ainda não tinha o “que você nem leu”. A palavra Neruda - prêmio Nobel, chileno, de esquerda - era proibida no Brasil. Na sala da Censura Federal o nosso poeta negociou a proibição.
Características da Função Poética
Palavras com uma função estética. Utilização do sentido figurado ou conotativo. Utilização de textos bem elaborados. Presença das figuras de linguagem como a metáfora.
A função poética da linguagem, um dos seis elementos da comunicação prescritos pelo linguista russo Roman Jakobson, tem como principal característica a emissão de uma mensagem elaborada de maneira inovadora, encontrada predominantemente na linguagem literária, sobretudo na poesia.
Segundo essa teoria, cada um dos atos de linguagem pode ser dividido em seis componentes: o emissor, o receptor, a mensagem, o contexto, o canal e o código. ... Não há nenhum impeditivo para que, em um mesmo texto, mais de uma função da linguagem apareça.
A metalinguagem é uma das funções da linguagem. Textos verbais e não verbais podem ser metalinguísticos. Textos metalinguísticos se referem à própria linguagem. A intertextualidade é o diálogo entre textos.
A função conativa ou apelativa é um recurso amplamente utilizado em textos que têm como intenção convencer o destinatário da mensagem. Quando escrevemos um texto, nossas intenções ficam evidentes. Para que isso aconteça, adequamos nossa linguagem para atender a um objetivo específico na comunicação.
Linguagem verbal
A verbal é a linguagem com a qual estamos mais “familiarizados”, é por meio dela que falamos com as pessoas no dia a dia, trocamos ideias, cantamos, brigamos, brincamos, etc... É importante sabermos que a linguagem verbal pode ocorrer por meio da palavra falada ou escrita.
É correto afirmar que, no que tange às funções da linguagem, o texto acima é um exemplo de Função a) Referencial ou Denotativa.
Os textos com função referencial possuem linguagem objetiva, sem a presença de aspectos subjetivos ou discurso literário. A função referencial usa a linguagem no sentido literal, com discurso, geralmente, na terceira pessoa do singular ou do plural, evitando assim que o entendimento da mensagem seja prejudicado.
Gramática. A função metalinguística está relacionada com a abordagem do próprio código, manifestando-se em textos, poemas e artes plásticas. As funções da linguagem são as finalidades dos elementos presentes nos atos de comunicação verbal.
Gramática. A função emotiva ou expressiva é aquela em que o foco está no emissor (locutor), aquele(a) que elabora a mensagem, seja por meio da linguagem verbal falada ou escrita, seja pela linguagem não verbal também. Por meio desse tipo de função, é possível identificar opiniões, emoções, sentimentos, pontos de vista.
A crônica é um gênero textual curto escrito em prosa, geralmente produzido para meios de comunicação, por exemplo, jornais, revistas, etc. Além de ser um texto curto, possui uma "vida curta", ou seja, as crônicas tratam de acontecimentos corriqueiros do cotidiano.
Qual a diferença entre cabresto e cabeçada?
Como é feita uma arma de fogo?
Quantos ml tem um copo grande?
Como é feito acupuntura na coluna?
Como saber os componentes de uma mistura?
O que é um terminal intermodal?
O que pode ser considerado palavra?
Quantos desenhos tem um anime?
Quem morreu da Turma da Mônica?
Como saber o valor das parcelas do Seguro-desemprego?
O que é a União Europeia e como ela funciona?
Como saber se eu tenho direito ao PASEP?
Para que serve a arma de plasma no Free Fire?
Por que não devemos retirar corpos estranhos encravados no corpo?