Intertextualidade implícita É necessário dedução, análise e atenção do leitor; Exige conhecimento prévio do leitor sobre o conteúdo. Há várias maneiras de usar a intertextualidade. Os mais utilizados são: paródia, paráfrase, epígrafe, tradução, alusão, citação e crossover.
A intertextualidade pode ser um recurso muito importante para a prática de leitura do aluno, pois faz com que este leia pelo menos dois textos e faça a comparação e encontre semelhanças não só no texto verbal (escrito), como vimos nos exemplos acima, mas também não verbal (imagens) e no texto sincrético (que é a fusão ...
Como estudar essa matéria na prática?
A intertextualidade pode ser caracterizada de duas formas: explícita (direta) e implícita (indireta). No primeiro caso, temos a citação do texto usado como referência no material produzido — ou seja, são fornecidos elementos que vão ajudar a identificar a presença desse “texto base”.
O diálogo entre diferentes textos gera uma base de significados que amplia a compreensão do material referenciado e dilata a noção da relação com os outros textos, seja essa uma relação explícita ou implícita. Todo texto possui partes de outros textos.
Um fator de tamanha importância para a leitura é a intertextualidade. Em outras palavras, a forma como se dá a recepção da mensagem depende das particularidades de cada criança. ... Da mesma forma, devemos saber que qualquer leitor, mesmo a criança, projeta sobre o que lê sua vivência, seus anseios, seus temores.
Nesse caso, pode-se dizer que a intertextualidade assume a função de não só persuadir o receptor como também de difundir a cultura, uma vez que se trata de uma relação com a arte (pintura, escultura, literatura etc). Intertextualidade acontece quando há uma referência explícita ou implícita de um texto em outro.
Quais são os tipos mais comuns de intertextualidade? A citação acontece quando as ideias de um autor são trazidas para dentro de outra obra. As citações podem ser diretas, quando são copiadas e coladas do texto original, ou indiretas, quando são reescritas com outras palavras.
Como podemos ver, temos dois textos que, apesar de distantes no tempo e no espaço, dialogam entre si. A intertextualidade é exatamente essa relação, uma forma de diálogo entre dois ou mais textos. É importante considerar que a intertextualidade pode ocorrer entre textos de mesma natureza ou de naturezas diferentes.
A intertextualidade é explícita quando a referência ao texto-fonte é clara e de fácil percepção, não sendo necessários conhecimentos prévios específicos por parte do leitor. A intertextualidade implícita é menos evidente, não é tão fácil identificá-la e exige do leitor conhecimentos prévios.
Esse tipo de estratégia textual é muito comum na literatura brasileira, recorrente principalmente no gênero poema. Veja outro exemplo de intertextualidade: Canção do Exílio. (Gonçalves Dias) Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Nosso céu tem mais estrelas,
Quantos quilos perder com bicicleta ergométrica?
Como as proteínas podem ser classificadas?
O que fazer todos os dias para emagrecer?
Como funciona a classificação no Sisu?
Qual o jejum para perder peso?
Como saber se meu relacionamento tá falido?
Quais são as espécies de assunção de dívida?
Como funciona a taxa de juros do cheque especial?
Como perder peso com hipotireoidismo?
O que é preciso para montar uma loja de maquiagem?
Como montar uma loja de perfumes?
Como foi o casamento da Sasha Meneghel?
Quanto custa montar uma loja de flores artificiais?
O que foi feito da grávida de Taubaté?
Como fazer uma Hierarquia no Excel?