Conclusão sobre como elaborar ofícios
Os documentos oficiais devem ser identificados da seguinte maneira:
Os tipos de documentos oficiais são: Apostila, Ata, Atestado, Carta, Certidão, Circular, Contrato, Convênio, Decisão, Declaração, Despacho, Determinação de Serviço, Edital, E-mail, Fax, Guia de Encaminhamento de Correspondência Postal, Guia de Remessa de documentos ou Processos, Informação.
A linguagem dos textos oficiais deve sempre pautar-se pelo padrão culto formal da língua. Não é aceitável, portanto, que desses textos constem coloquialismos ou expressões de uso restrito a determinados grupos, que comprometeriam sua própria compreensão pelo público.
Arial
A fonte padrão definida pela ABNT para formatação de trabalhos acadêmicos é a Arial. A fonte Times New Roman também é aceita, no entanto não é possível utilizar as duas fontes em um mesmo trabalho.
Os documentos oficiais são aqueles provenientes de atos oficiais, os quais apresentam atos da administração pública que produzem efeito jurídico, por exemplo, atos administrativos em geral, portarias, resoluções, editais, entre outros. Também os contratos e convênios podem ser considerados como documentos oficiais.
Os documentos oficiais são aqueles provenientes de atos oficiais, os quais apresentam atos da administração pública que produzem efeito jurídico, por exemplo, atos administrativos em geral, portarias, resoluções, editais, entre outros. Também os contratos e convênios podem ser considerados como documentos oficiais.
DOCUMENTO OFICIAL – Aquele que, possuindo ou não valor legal, produz efeitos de ordem jurídica na comprovação de um fato. DOCUMENTO PÚBLICO – Aquele produzido e recebido pelos órgãos do poder público, no desempenho de suas atividades.
Dessa forma, os documentos oficiais têm que ser gramaticalmente corretos, refletindo o padrão culto da língua portuguesa. A linguagem técnica e os jargões profissionais devem ser evitados, uma vez que limitam a compreensão do texto.
Tipos de documentos oficiais. Como vimos acima, o Manual de Redação especifica a padronização de comunicações oficiais, de modo que a redação dos atos possa seguir um padrão e assim organizar as correspondências conforme a natureza do documento. Há diversos documentos oficiais, como o aviso, o telegrama, correio eletrônico.
Já a redação oficial é um conjunto de normas utilizadas pelo Poder Público para redigir seus documentos — tanto os internos quanto os externos —, ... por exemplo, órgão expedidor, destinatário, número do fax de destino, data, remetente, telefone, número de páginas a serem enviadas e número do documento. Correio Eletrônico.
Os documentos que se submetem a esse padrão são o aviso, o memorando e o ofício. O aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado para autoridades de mesma hierarquia, com a finalidade de tratar de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si.
Como tirar o nome de um contrato de aluguel?
O que fazer nos primeiros dias do Recém-nascido?
Como tirar um circuito integrado?
Como são produzidos os soros etapas?
Tem como fazer progressiva só na raiz do cabelo?
Quais são as siglas dos pontos cardeais?
Como retocar uma pintura de carro?
Como surgiu o Círculo de oração no Brasil?
Como contar prazo no processo administrativo?
Como se chama o jogo amarelinha?
Como retomar as aulas pós-pandemia?
Qual passo para retirar o produto nas Casas Bahia?
Onde fica a caixa de spam do Gmail?
Quando surgiu a política ambiental no Brasil?