1- Calcule a corrente do seu circuito elétrico; 2- Tenha a informação do fator de potência do seu circuito. 3- Inicie o dimensionamento com a ciência de que, de acordo com a NBR 5410:2004, circuitos de iluminação podem ser no mínimo de 1,5mm² e circuitos de tomada 2,5mm². 4- Consulte a tabela 36 ou 37 da NBR 5410:2004.
Para isso você deve utilizar a seguinte fórmula: Iz = Ic x Fc.Iz – (o valor da corrente de condução do condutor corrigida), ou seja, o valor que queremos encontrar.Ic – (o valor da corrente de condução do condutor na tabela), ou seja, 24A.Fc – (fator de correção), ou seja, 0,65.
Para dimensionar o disjuntor ideal para cada circuito o cálculo básico a ser usado é o da lei de Ohm, onde devemos separar os circuitos de iluminação, tomadas de uso geral e tomadas de uso específico. Em cada circuito iremos fazer o cálculo de corrente total do mesmo e após isso determinar o disjuntor.
Cálculo da corrente dos circuitos terminais
Obedecendo aos critérios estabelecidos pela norma NBR 5410 na Residência-modelo, o projeto deve possuir, no mínimo, quatro circuitos terminais: – um para iluminação; – um para os pontos de tomada; – dois para os circuitos independentes (chuveiro e torneira elétrica).
A norma NBR-5410 em nenhum momento trata de instalações com mais de um pavimento. Então como regra, a instalação deve ter no mínimo um quadro de distribuição e pode ter mais um quadro de distribuição se o projetista da instalação achar vantagem.
17 curiosidades que você vai gostar
Cabo de bitola 6,0 mm² suporta corrente de 36,0 ampères sem aquecer. Então, deve ser usado em média Disjutor de 40A. Cabo de bitola 10,0 mm² suporta corrente de 50,0 ampères sem aquecer. Então, deve ser usado em média Disjutor de 50A.
Quando você coloca o paquímetro em torno do cobre do cabo, você tem a medida exata do diâmetro deste cabo. Um exemplo para se reparar é que quando você pega um cabo de 2,5mm² de seção, o diâmetro deste cabo não é 2,5mm e sim algo próximo de 1,73mm.
Examine o painel elétrico.
Cada disjuntor deve ter o valor de sua amperagem marcado no interruptor. Trata-se da amperagem máxima que o circuito é capaz de suportar antes da queima do fusível. Geralmente, os disjuntores padronizados fazem uso de 15 a 20 ampères para residências ou circuitos de alta carga.
Vamos fazer esse dimensionamento usando a lei de Ohm para dividir a potência pela tensão. Dividindo a potência de 10.061W por 220V, temos uma corrente de 45,73A, que é a corrente para considerar o disjuntor geral deste QDC.
Pegue cada potência de um determinado aparelho e multiplique pelo número de horas que ele normalmente é utilizado ao longo do dia, calculando assim a quantidade de watts/horas; Depois de multiplicar cada aparelho, faça uma soma de todos os watts/hora do dia.
Para quantificar os materiais, utilize uma planta em escala para saber quantos metros lineares de eletrodutos e condutores serão necessários na obra. Meça diretamente os eletrodutos representados no plano horizontal e, a este valor, some a cota vertical (alturas de interruptores, ou tomadas, por exemplo).
É mais utilizado em quadros elétricos, tomadas, chuveiros e em instalações residenciais e industriais mais simples, em que não são necessárias a flexibilidade do fio. Justamente por ser pouco flexível não deve ser dobrado, uma vez que se esse fio romper, pode causar a interrupção da corrente elétrica.
Diâmetro dos fios: para instalar tomadas de 20A com segurança, a grossura dos fios deve ser de, no mínimo, 2,5 mm². Ou seja, o diâmetro do fio desencapado deve ser maior que 1,8 mm. Se os fios forem mais finos, por segurança, você deve optar por instalar tomadas de 10 A.
Ideal para circuitos de iluminação, como spot e lustres por exemplo. A bitola (diâmetro do cabo) 1,5mm² é a bitola mínima permitida para esse tipo de instalação. Ideal para circuitos de iluminação, como spot e lustres por exemplo.
Poste Trifásico 1 Caixa Lateral Cabo 25mm Disjuntor 3P 80AP Eletro Fort.
O quadro pode ser sobreposto ou embutido, verifique o seu projeto. O quadro de distribuição precisa ficar longe de tubulações de água. Uma dica é priorizar locais próximos às maiores cargas de eletricidade, como motores e ar condicionados.
Funciona assim: através de um ramal de entrada protegido por um disjuntor geral, o quadro recebe energia da distribuidora e a potência resultante dessa entrada de energia é dividida entre diversos disjuntores, dos quais partirão os circuitos para acionar interruptores, responsáveis pelo controle da iluminação, ou ainda ...
Ao dimensionamento do quadro de distribuição, como aqui feito, segue-se sua especificação técnica. A especificação técnica de um quadro de distribuição é a identificação minuciosa das diversas características que ele deve apresentar, em função das características do projeto e do local de instalação.
Deve ser previsto pelo menos um circuito para cada 60m² ou fração da residência.
O que fazer pra desentupir uma privada bem fácil?
Como saber o tamanho ideal do vaso de planta?
Qual é a importância para a sociedade de locais como o Jardim Botânico do Rio de Janeiro?
Pode usar Minâncora todos os dias?
Como fazer multiplicação de matrizes 2x3?
Quais os quatros indicadores de uma reação química?
Como fazer uma denúncia de uma empresa?
Quantos dias após cirurgia de hérnia inguinal posso subir escada?
Quando acaba a fase terrible two?
Qual é a quantidade normal de plaquetas?
Quantos dias leva pro embrião se implantar no útero?