O esquema geralmente é apresentado por meio de símbolos, chaves, colchetes, retângulos… Escolha a forma gráfica para fazer o seu esquema. Atenção, no entanto, à sequência lógica de tópicos que compõem o conteúdo de um texto de acordo com os aspectos de progressão textual e de estruturação de parágrafos.
Observe alguns exemplos práticos de resumo esquemático. Resumo esquemático sobre o Realismo em Portugal. Resumo esquemático sobre a I Guerra Mundial. Resumo esquemático sobre a Lei 8112/1990.
O esquema é uma ferramenta de estudo muito eficaz. O importante na elaboração de um esquema é que ele deve ser lógico e auxiliar o processo de organização do pensamento. A diferença entre um esquema e um resumo é simples: um resumo é mais desenvolvido do que um esquema.
Se você precisa aprender como fazer um resumo, pode consultar esse post em nosso blog. Este formato de trabalho inclui um resumo curto, mas em formato de resenha. Ou seja, um texto bem redigido, com introdução, desenvolvimento e conclusão.
O interessante é utilizar palavras-chave em um esquema e escrever o mínimo possível. As palavras-chave devem estimular o desenvolvimento de um determinado conteúdo. Não faça slides ou esquemas com muitas informações. Quando um esquema tem muitas informações, ele perde a sua finalidade e torna-se um resumo.
Qual dígito da conta Caixa poupança?
Qual o nome da doença que faz a cabeça cresce?
Qual antidepressivo pode causar epilepsia?
Como digitar textos no celular?
Qual será a próxima novela das 6 em 2022?
Como denunciar um medico por mau atendimento crmsp?
O que é o nível básico de inglês?
Quais são os poderes do Poseidon?
O que é documentário ficcional?
Quando foi desenvolvida a penicilina?
Como calcular o tipo sanguíneo?
Quando a prova testemunhal não é admitida?
O que acontece depois de quitar financiamento imobiliário?