O esquema geralmente é apresentado por meio de símbolos, chaves, colchetes, retângulos… Escolha a forma gráfica para fazer o seu esquema. Atenção, no entanto, à sequência lógica de tópicos que compõem o conteúdo de um texto de acordo com os aspectos de progressão textual e de estruturação de parágrafos.
Observe alguns exemplos práticos de resumo esquemático. Resumo esquemático sobre o Realismo em Portugal. Resumo esquemático sobre a I Guerra Mundial. Resumo esquemático sobre a Lei 8112/1990.
O esquema é uma ferramenta de estudo muito eficaz. O importante na elaboração de um esquema é que ele deve ser lógico e auxiliar o processo de organização do pensamento. A diferença entre um esquema e um resumo é simples: um resumo é mais desenvolvido do que um esquema.
Se você precisa aprender como fazer um resumo, pode consultar esse post em nosso blog. Este formato de trabalho inclui um resumo curto, mas em formato de resenha. Ou seja, um texto bem redigido, com introdução, desenvolvimento e conclusão.
O interessante é utilizar palavras-chave em um esquema e escrever o mínimo possível. As palavras-chave devem estimular o desenvolvimento de um determinado conteúdo. Não faça slides ou esquemas com muitas informações. Quando um esquema tem muitas informações, ele perde a sua finalidade e torna-se um resumo.
Qual o tempo ideal para ficar na internet?
O que acelera a aparição e propagação da resistência aos antimicrobianos?
Quais as 10 maiores cidades da Inglaterra?
Quanto ganha filha solteira de militar?
Quando sai uma fumaça preta do escapamento da moto o quê?
Qual é o tipo de diabetes mais perigoso?
Qual é o principal motivador da fome no mundo?
Como saber se uma pessoa é negativa?
Qual a diferença entre divórcio e separação judicial?
Qual produto substitui a parafina?
Como fazer o tamanho da tela voltar ao normal?