Quando o autor é desconhecido, as normas para referências ABNT instruem a não utilização da expressão “Anônimo” para substituir a autoria. Deve-se referenciar pelo título, cuja primeira palavra estará grafada em letras maiúsculas. Exemplo: METODOLOGIA do índice nacional de preços ao consumidor – NPC.
Quando a autoria e/ou responsabilidade forem desconhecidas, a indicação da fonte deverá ser feita pela primeira palavra do título seguida de reticências, data de publicação do documento e páginas da citação (no caso de citação direta), separados por vírgula e entre parênteses.
Em caso de autoria desconhecida, a entrada é feita pelo título.
Para artigos sem autor, deixe em caixa alta a primeira palavra relevante do título. Isso vale para a citação no corpo do texto e para a referenciação na página de referências bibliográficas. Na página de bibliografia, adicione o título completo em negrito, mantendo as duas primeiras palavras em caixa alta.
A forma mais simples e genérica de citar o Ministério da Saúde em seus trabalhos é iniciando com o país de origem (em caixa alta) e o nome do órgão separados por ponto. Ex: BRASIL. Ministério da Saúde.
LIVRO: NOME DA ENTIDADE POR EXTENSO. Título. Local de publicação, ano de publicação.
Citação Direta Se você primeiro citar a frase entre aspas, a referência do autor deve apresentar-se na ordem: (SOBRENOME DO AUTOR, ano, página). Lembre-se: sobrenome do autor em caixa alta. Se você primeiro referenciar o autor, para depois fazer a citação, use: Sobrenome (ano, número da página).
Muita gente não sabe como fazer apud, mas na verdade é mais fácil do que parece. Sempre que você for fazer uma citação de citação, basta acrescentar “apud” no começo ou final da citação, indicando o autor responsável por ela, e o outro que a citou.
Autoria desconhecida: em caso de autoria desconhecida a entrada é feita pelo título.
As referências ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - consistem basicamente na indicação de autor (es), título, edição, local, editora e data de qualquer citação feita num texto, o que é obrigatório nos trabalhos acadêmicos. Além de valorizar o embasamento científico de um trabalho tornando-o mais credível, ...
BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil). Relatório da Diretoria-Geral: 1984. Rio de Janeiro, 1985. 40 p. BIBLIOTECA NACIONAL (Portugal). O 24 de julho de 1833 e a guerra civil de 1829-1834. Lisboa, 1983. 95 p. Quando o autor é desconhecido, as normas para referências ABNT instruem a não utilização da expressão “Anônimo” para substituir a autoria.
Com até 4 autores, faz-se a referência do primeiro autor e utiliza-se a expressão et. al., que vem do latim e significa “entre outros”. Exemplo: URANI, A. et al. Constituição de uma matriz de contabilidade social para o Brasil.
Nas normas da ABNT, você cita um dicionário como se citasse um livro comum. No corpo do texto, indique o último sobrenome do autor em caixa alta, o ano e a página da citação efetuada. Exemplo: Define-se animal frugívoro como aquele que "se alimenta de frutos" (RIOS, 2009, p.255). 2
Precisa dar espaço depois da vírgula?
Como evitar que empresas consultam meu CPF?
O que é ponto facultativo carnaval 2022?
Qual o valor ideal do pH da água?
Como ter a última versão do Instagram?
O que faz um profissional formado em Ciências da natureza?
Qual é o significado da flor de lótus?
Quem recebe bolsa de doutorado pode trabalhar?
Qual a importância da hibridização da dentina?
Como era feito o sepultamento do faraó?
Como saber se tem depressão pelo exame de sangue?