II - O bem para ser enquadrado como de família deve ficar comprovado não apenas que é o único imóvel registrado em nome do interessado, mas, também, que se trata de residência única do casal ou da entidade familiar (inteligência do art. 1° da Lei nº 8.009/1990).
Não é necessária certidão de cartório para comprovar se o imóvel é “bem de família”, ou seja, único de propriedade do devedor, e, por isso, sem possibilidade de ser penhorado pela Justiça para pagamento de débitos.
Segundo as lições de Álvaro Villaça Azevedo (apud GONÇALVES, 2011 p.581) “o bem de família é um meio de garantir um asilo à família, tornando-se o imóvel onde ela se instala domicílio impenhorável e inalienável, enquanto forem vivos os cônjuges e até que os filhos completem sua maioridade”.
O bem de família pode ser conceituado como o imóvel utilizado como residência da entidade familiar, decorrente de casamento, união estável, entidade monoparenteral, ou entidade de outra origem, protegido por previsão legal específica.
Com relação ao bem de família legal , regulado pela Lei 8.009 /90, diz respeito à impenhorabilidade legal do bem de família, independentemente de inscrição voluntária em cartório, e que convive com o bem de família voluntário.
O instituto do bem de família nasceu em nosso direito pelo Código Civil de 1916, que dele cuidava primeiro no Livro I “Das Pessoas”, depois foi transferido para o Livro II, intitulado “Dos Bens”.
Como jogar os jogos que vem no PS3?
Como usar mamica de cadela no tratamento vitiligo?
Quantos quilos uma rede de pesca aguenta?
Como colocar a Régua no WordPad?
Como usar proporção áurea design?
Como encontrar o valor de Z na tabela Normal?
Como usar o F4 no notebook Lenovo?
Quantas pessoas podem usar a mesma conta da PSN?
Como rodar jogos antigos de PC?
Qual a diferença entre terra vegetal e terra adubada?
Como apertar a tecla F8 no notebook?
Tem como jogar jogos de PS2 no PS4?
Como instalar o novo padrão da Corsan?
Como adicionar dados no banco de dados?